Vigilância proíbe reabertura de Restaurantes self-services, Rodízios e praças de alimentação

Praça de alimentação do Shopping da Ilha
Praça de alimentação do Shopping da Ilha

O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), informou na tarde desta quinta-feira (25), que os restaurantes self-service, rodízios e as praças de alimentação dos shoppings centers estão proibidos de abrir a partir do próximo sábado (27). A Vigilância Sanitária vetou a reabertura desses estabelecimentos por ainda avaliar que existe um risco de aumento de casos. Outra decisão tomada pelo Governo do Maranhão é que bares e restaurantes estão proibidos de colocar qualquer atração cultural em bares e restaurantes. (Confira aqui a Portaria no final da matéria)

Marcelo Tavares afirmou que é impensável neste momento, liberar apresentações artísticas em bares e restaurantes, pois vai gerar aglomeração e naturalmente pode vir a surgir uma nova explosão de casos. O chefe da Casa Civil, lamentou o fato de já ter empresário programando festas em bares e restaurantes, pois isso pode levar a um novo fechamento de setores do comércio e serviços do Maranhão.

Os bares e restaurantes só vão poder funcionar até meia-noite e as padarias até ás 20h, que na opinião de Marcelo Tavares é um horário razoável. No entanto, vai haver fiscalização mais dura por parte da Polícia Militar e Procon, e quem exceder ou descumprir as normas sofrerá punições severas. O chefe da Casa Civil lembrou, que também parte da consciência de cada um, evitar exageros.

Os bares e restaurantes devem também restringir a presença de quatro pessoas por mesa, assim como orientar a não entrada de pessoas com idade superior a 60 anos e com fatores de risco.

De acordo com o apurado, se não houver aumento de casos do novo coronavírus, as praças de alimentações de shoppings centers devem ser liberados nas próxima semana. Já, atrações culturais não possuem previsão para liberação.

O presidente da Abrasel, Gustavo Araújo, informou que ainda não foi notificado das decisões do Governo do Maranhão e está sendo surpreendido com as novas determinações, pois diversos empresários já tinham feitos grandes investimentos.

Na capital maranhense, bares como o Azeite e Sal na Península já estavam anunciando uma programação com dj´s ao longo de sábado e domingo. Pela norma do Governo, eles terão que cancelar as atrações culturais.

Nos últimos finais de semanas, restaurantes chegaram a ser denunciados por realização de festas e “resenhas”, caso do Romero na região do Calhau.

Portaria Bares e Restaurantes

Confira aqui as regras estabelecidas pelo Governo para reabertura gradual de alguns estabelecimentos

1 comentários em “Vigilância proíbe reabertura de Restaurantes self-services, Rodízios e praças de alimentação”

  1. Raimundo nonato da Conceição Rodrigues

    4 anos atrás  

    Ótimo, mais respeito pela vida das pessoas, está é uma valorização muito bem pensada.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>