Com ações preventivas, Caxias é referência no combate à Covid-19

Foto Divulgação

O último Boletim Epidemiológico Estadual aponta que o Maranhão chegou a 22.786 casos confirmados da Covid-19 nesse domingo (24). Caxias chegou aos 113 casos confirmados. Os números revelam o desafio que os municípios maranhenses têm pela frente. Porém, quando comparada a outros municípios de porte similar, Caxias aparece com ações inovadoras e pioneiras no enfrentamento ao novo coronavírus. São atitudes que têm contribuído para que os caxienses estejam conscientizados e busquem também a prevenção.

Foi realizada a desinfecção das ruas e em frente a unidades hospitalares, mercados públicos, agências bancárias, dentre outros locais. Além disso, a fabricação e distribuição de mais de 1 milhão e 500 mil máscaras; contratação de outras 300 mil de microempreendedores individuais e microempresas; implantação de lavatórios públicos, cabine de desinfecção e barreiras sanitárias, são ações que ajudam a diminuir a curva de contaminação.

A Prefeitura de Caxias vem com estas atividades de prevenção, conscientização da Atenção Básica, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, e a implantação das cabines, juntamente com as pias. Isso aí serve para trazer conscientização para a população do uso de EPIs e até mesmo do uso de máscara”, frisa Daniel Neto, diretor da UPA.

Numa comparação rápida de Caxias, com 113 casos confirmados, com outras cidades de mesmo porte ou menor, o município se sobressai. Bacabal aparece com 230 casos; São Luís, com 7917 casos; Presidente Dutra, 167 casos; Coelho Neto, 144; Chapadinha, 631 casos; Codó, 410 casos; Coroatá, 167; Imperatriz, 1431 casos; Timon, 201 casos, e Barra do Corda, 365 casos. As informações são do último Boletim Epidemiológico do Governo do Estado (24/05) que referenciam as ações de cada município do Maranhão. Neste boletim, Caxias aparece com 92 casos confirmados, embora o Boletim Epidemiológico local aponte 113 casos.

O Decreto Municipal n° 156 prorrogou até o dia 31 de maio as medidas de isolamento social. Além de permitir o funcionamento apenas de serviços essenciais, o decreto também impõe obrigações aos bancos e estabelecimentos comerciais. Estas e outras medidas ajudam a proteger os caxienses e prevenir a difusão do vírus na cidade.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>