Thaiza Hortegal pede a intensificação de campanhas de combate ao coronavírus

Deputada Thaiza Hortegal

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP) informou, nesta sexta-feira (13), que protocolou uma Indicação na Assembleia Legislativa pedindo que todos os meios de comunicação presentes nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, intensifiquem campanhas para combater o coronavírus no Maranhão. Para a parlamentar, médica e pediatra, a prevenção é a maior arma para afastar o vírus do estado neste momento.

Ainda não temos motivo para pânico, mas a velocidade com que o vírus vem se espalhando nos demais países e estados e a preparação dos governos para lidar com o coronavírus nos dá um alerta para intensificar as prevenções. O problema é a onda de fake news que se espalha, confundindo a cabeça da população. Por isso, no momento em que o Maranhão se enquadra, apresentar informações reais e intensificar campanhas educativas devem ser prioridades”, destacou.

A ideia é veicular informes sobre como prevenir a doença e alertar sobre os sintomas. Dra. Thaiza Hortegal defende que a informação preventiva precisa se tornar hábito na rotina dos maranhenses e muitos são os meios de alcançá-los.

A própria Assembleia Legislativa com estrutura de rádio, TV, portal, redes sociais, com presença online constante, é uma forte aliada na disseminação de medidas preventivas. Da mesma forma, o governo, que já iniciou a divulgação, tem a rádio Timbira, sites, o Tribunal de Justiça com seus meios online, enfim, todos os órgãos, empresas públicas e autarquias podem ajudar a disseminar informações que salvarão vidas. O momento é de contar com a ajuda de todos” , disse a parlamentar.

Sintomas do coronavírus

Febre forte, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar, aperto no peito e líquido nos pulmões que caracteriza pneumonia viral.

Medidas preventivas

O principal é lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir as refeições, usar lenços descartáveis para higiene nasal, cobrir boca e nariz quando tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas nos olhos, nariz e boca, manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e contato com pessoas que apresentam sintomas da doença, ficar em casa se estiver resfriado.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>