SES monitora dez casos suspeitos de COVID-19 no Maranhão

Secretário Carlos Lula

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que, neste momento, o Maranhão monitora dez casos suspeitos de COVID-19, sendo nove em São Luís e um caso em Imperatriz.

Na capital maranhense, os cinco novos casos suspeitos registrados, nesta sexta-feira (13), são: homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo; mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica; mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19; homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque. No interior do estado, o primeiro caso suspeito é de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza o monitoramento dos casos. Estas pessoas foram orientadas, conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita.

Até o momento, não há casos confirmados do COVID-19 no Maranhão.

Transmissão Comunitária

A SES informa, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (13) as informações sobre casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). Segundo o órgão, os casos de transmissão comunitária são aqueles quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

PERFIL DOS CASOS SUSPEITOS

1. Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália);
2. Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de COVID-19;
3. Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA);
4. Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal);
5. Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA);
6. Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo;
7. Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica;
8. Mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19
9. Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque
10. Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>