1520 idosos foram vacinados no primeiro dia de drive thru em São Luís

Foto Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibilizou a área de provas práticas do exame de habilitação de condutores, localizada no complexo do Castelinho, na Vila Palmeira, para a vacinação utilizando o sistema de atendimento drive thru. Na segunda-feira (30), primeiro dia de atendimento, foram vacinadas 1520 pessoas com mais de 60 anos contra Influenza e gripe H1N1.

A vacinação com sistema drive-thru faz parte da campanha de imunização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), e conta com o apoio do Detran-MA, do Batalhão da Policia Militar Rodoviária (BPRV) e Corpo de Bombeiros.

Essa é a primeira vez que o sistema de atendimento drive thru é utilizado para ações de vacinação em São Luís, apesar de já ter sido utilizado em outras capitais. O modelo tem como principal vantagem, a capacidade de atender a um número significativo de pessoas sem aglomerações. Além disso, essa forma de atendimento é mais cômoda e mais segura, principalmente para pessoas idosas que, dessa maneira, não precisam sair dos veículos para receber a vacinação.

Foto Divulgação

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, destacou a ação conjunta dos órgãos públicos pela preservação da saúde da população. “Esse é um somatório de esforços com objetivo de dar celeridade a essa vacinação de uma forma segura. Com esse sistema de atendimento diferenciado, os idosos não precisam descer do carro, e isso evita aglomerações e dá mais segurança, principalmente, nesse momento de restrição sanitária decorrente da pandemia do COVID-19”, ressaltou.

Para a Coordenadora de Imunização da SEMUS, Charlene Luso, a participação do Detran-MA na ação está sendo de fundamental importância. “Com a ajuda dessa estrutura do Detran-MA, nós estamos conseguindo vacinar um grande número de pessoas, de forma ágil e segura”, declarou.

A funcionária pública, Amanda Bone, que levou sua mãe para vacinar na área do Detran-MA, no Castelinho, elogiou a iniciativa. “Dessa maneira é muito mais fácil trazer os nossos familiares mais idosos para se vacinar” afirmou.

A ação no Castelinho reúne cerca de 50 profissionais, incluindo agentes de saúde, servidores do DETRAN, policiais, bombeiros, enfermeiros e paramédicos. Nesse primeiro dia, foram vacinados somente idosos com nome começando pela letra “A”, conforme cronograma elaborado pela SEMUS.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>