Veja imagens do navio Stellar Banner, encalhado no Maranhão

Stellar Banner

Você vai conferir a seguir imagens cedidas ao Blog do Navio Mercante Stellar Banner, que carregava minério de ferro da Vale e apresentou problema no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão, cerca de 32 milhas do Farol de Santana.

O incidente ocorreu na noite do último dia 24. Na ocasião foram identificados dois vazamentos na embarcação. No momento, o navio encontra-se encalhado. Veja abaixo.

A Marinha do Brasil montou um Gabinete de Crise, na Capitania dos Portos do Maranhão; no comando do 4º Distrito Naval, em Belém; e no Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, para tratar os possíveis danos ambientais oriundos do encalhe do navio Stellar Banner e dos planos de desencalhe e salvatagem para a retirada desta embarcação do local.

Nesta quinta-feira (27) foi realizada uma reunião entre os representantes das empresas envolvidas, membros do Gabinete de Crise e demais órgãos de fiscalização para discutir as ações para o desencalhe da embarcação de propriedade da empresa sul-coreana Polaris. Ela transporta minério de ferro e tinha como destino o porto de Qingdao, na China.

A Vale, por meio de nota, disse que foi comunicada pelo operador do navio que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, já fora do canal de acesso ao porto. A nota diz ainda que, “por medida de precaução, os 20 tripulantes foram retirados com segurança da embarcação e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís.

A Vale ressaltou que, como operadora portuária, “está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.” A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.(ABr)

Da Redação com informações de O Diário do Poder

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>