Maranhão está entre Estados que ampliaram investimentos, diz pesquisa

Foto Reprodução

O Maranhão está entre os seis estados da federação que ampliaram os investimentos no comparativo entre os anos de 2015 e 2019, primeiro ano de mandato de governadores. O levantamento foi realizado pelo jornal Valor Econômico, com dados da Secretaria do Tesouro Nacional e valores atualizados pelo IPCA.

Segundo a pesquisa, em 2019 o Governo do Maranhão investiu mais de R$ 1,3 bilhão em obras e políticas públicas em todo o estado. O crescimento dos investimento em comparação com 2015 é na ordem de até 20%.

Desde 2015, a gestão do Governo do Maranhão tem feito investimentos relevantes em todas as áreas, conquistando legados sociais principalmente na educação, saúde e segurança.

Entre as conquistas estão a melhora na nota do IDEB, que saltou de 2,8 para 3,4; o estabelecimento de uma rede de escolas públicas em tempo integral, alcançando 74 unidades; a implantação da maior rede de saúde da história do estado, com a abertura de hospitais regionais e clínicas especializadas; e o declínio de 72% na taxa de homicídios na região metropolitana de São Luís, que era uma das maiores do país.

Cenário nacional

Dos 25 Estados que entregaram relatórios fiscais ao Tesouro (Rio Grande do Norte e Roraima não enviaram dados), os investimentos somaram R$ 33,2 bilhões. Na média acumulada dos estados, isso representa queda de 28,4% em relação a 2015, comprovando o contexto nacional de recessão econômica.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>