Travessia Saúde

Carlos Lula, Secretário Estadual de Saúde

Por Carlos Lula

Domingo pela manhã e Maria está finalizando o cálculo para a compra do material escolar dos seus filhos. Checa a imensa lista e sonda o que poderia ser retirado. Lápis, borracha e caderno são essenciais. Todo o resto é supérfluo? Uma resma para a criança no maternal e outra para cada adolescente? O dinheiro parece não dar pra tudo. A conta sempre aumenta, mas jamais Maria sacrificaria seus filhos e o aprendizado deles. Pesquisa o material mais barato, economiza cada centavo, mas faz o máximo para cumprir a exigente lista.

Não é muito diferente na saúde. Iniciamos, em 2015, com uma lista de necessidades. Mais hospitais, mais maternidades. Investimos muito para inaugurarmos novos serviços. Ano após ano, uma nova lista, uma necessidade emergente. O Projeto Ninar, o Projeto Sorrir, a Casa da Gestante, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o Centro de Hemodiálise São Luís, entre tantos serviços. A lista segue ampliando, mas as necessidades mudam assim como as exigências na relação do material escolar com o passar dos anos.

O Sistema Único de Saúde jamais pode ser planejado com a perspectiva de que o público atendido será sempre o mesmo, com as necessidades ainda recorrentes dos últimos anos. Gestão em saúde pública requer humanidade.

Esta sensibilidade às necessidades dos usuários garantiu o lançamento, nesta última semana, do ‘Travessia Saúde’. O novo serviço do Governo do Maranhão colocou três vans à disposição dos pacientes de baixa renda para deslocamento de casa até a Policlínica de Matões do Norte, no interior do estado.

A unidade de saúde, aberta no primeiro semestre do ano passado, supriu a necessidade da população da região por exames de imagem e acompanhamento médico especializado. A alta procura dos 14 municípios atendidos pela Policlínica acabou por ser substituída pela dificuldade em continuar o atendimento em razão da baixa condição financeira de muitos pacientes.

Este jamais poderá ser o motivo para deixarmos pessoas sem o direito ao acompanhamento médico, caros leitores. Sem humanidade não se faz saúde.

Do que adianta a sala de aula, o professor, se o aluno não comparece? Do que adianta assistir a uma aula de matemática, mas faltar todo o ano letivo? De maneira semelhante, a nossa Policlínica está a serviço da população e o ‘Travessia Saúde’ garante que nossos pacientes não percam consultas, não interrompam o acompanhamento médico.

Cuidar da saúde dos maranhenses é articular meios para evitar o adoecimento e o diagnóstico tardio. O ‘Travessia Saúde’ faz parte de um plano maior, um projeto que visa qualidade de vida a longo prazo para os maranhenses atendidos na Policlínica de Matões do Norte.

Ampliar serviços públicos em meio à crise econômica dos últimos anos têm sido tarefa cada vez mais difícil. Mas assim como Maria usa da melhor maneira seu escasso dinheiro para poder educar seus filhos, procuramos sempre fazer mais com menos e garantir que toda semana tenhamos novidades na nossa grande lista para melhorar o cuidado com a saúde dos maranhenses.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>