Seinc e EMAP restabeleceram regularidade da linha de contêineres no Maranhão

Foto Divulgação

Mais um navio atracou no Porto do Itaqui com cargas via contêineres, reforçando a retomada das operações no Maranhão, que serão semanais a partir de fevereiro. A iniciativa faz parte do esforço conjunto entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), comunidade portuária e iniciativa privada.

O navio Bartolomeu Dias, da Aliança Navegação, atracou no Porto do Itaqui neste domingo (12), com 255 metros e 4.500 TEU’s, o navio é o maior conteneiro já atracado no Porto de Itaqui. As cargas recebidas contemplam alimentos, bebidas, produtos refrigerados, lã de aço, móveis, eletrodomésticos, roupas, dentre outros.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, ressalta que a retomada da linha de contêineres via Itaqui vem sendo trabalhada em conjunto há dois anos. “O Governo do Estado investiu em estrutura se preparando para esse momento. Com isso abrimos mais um importante mercado e contribuímos para a redução de custo logístico para as empresas maranhenses, com dialogo com todos os atores envolvidos, somando esforços para a atração de mais investimentos e para o desenvolvimento do Maranhão”, disse Simplício Araújo.

O Governo do Estado, por meio da EMAP, vem investindo, desde 2015, em infraestrutura e estudos de viabilidade; plano que culminou com a entrega de um novo pátio para contêiner em 2017, equipado com tomadas para operação de carga refrigerada. Os testes e ajustes, foram iniciados em agosto de 2019, permitindo a retomada em fevereiro deste ano, em escala semanal, da linha regular de contêineres no Itaqui.

A infraestrutura portuária para armazenagem de contêineres do Porto do Itaqui contempla uma área de 20.250 metros quadrados com capacidade estática para 1.341 TEUS. Foram investidos R$ 10 milhões na obra de engenharia e outros R$ 9 milhões na reestruturação do sistema elétrico.

O sócio-diretor da Intrading Global, empresa responsável pela intermediação entre Governo e empresas, explica que a expectativa é que no período de três a seis meses, sejam recebidos de 200 a 250 contêineres semanalmente no porto de Itaqui e que as tratativas do Governo do Estado, culminaram para o cenário atual.

A gente poder receber no Itaqui toda a semana um navio com contêineres. Isso vai dar uma garantia, mais competitividade e mais ajuste de prazos e condições para o cliente organizar seu cronograma de entregas. Vai melhorar muito o cenário”, disse o sócio-diretor Wanderson Mendes.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>