Saúde na Comunidade se estabelece como projeto referência em São Luís e no Maranhão

Foto Divulgação

Criado, em 2017, pelo vereador Genival Alves (PRTB), o projeto Saúde na Comunidade se estabeleceu em São Luís e no Maranhão como uma das principais iniciativas promovedoras do bem-estar do cidadão através do oferecimento de serviços gratuitos no setor da saúde básica preventiva.

As atividades tiveram início tão logo Genival assumiu o mandato na Câmara Municipal.

Foto Divulgação

Em um primeiro momento, o oferecimento dos serviços variados – consultas médicas; aplicação de flúor; vacinação; preventivos; testes médicos rápidos; aferição de pressão arterial; oficinas pedagógicas e recreativas; oficinas de beleza; dentre outros – foram feitos nas escolas da rede municipal de ensino e instituições.

O trabalho ganhou maior amplitude a partir de 2018, quando o parlamentar implementou a Carreta da Saúde, veículo climatizado, adaptado e que foi adquirido por ele próprio.

Foto Divulgação

A Carreta possui consultório médico, consultório odontológico, farmácia básica, sala de aplicação de flúor; além de dispor de elevador para facilitar o acesso daquelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Saúde na Comunidade já percorreu mais de 30 localidades de São Luís, tendo realizado cerca de 25 mil atendimentos.

“Essa iniciativa é muito boa porque aproxima os serviços de saúde dos moradores, das famílias mais carentes. Gostei muito”, disse a estudante Isabela Silva, moradora do Coquilho, na zona rural da capital.

É uma iniciativa maravilhosa do vereador. Esse projeto traz para dentro dos bairros os serviços de saúde básica. Parabenizo, de coração, o Genival”, afirmou a dona de casa Maria Raimunda Sousa, que reside na Isabel/Cafeteira.

Foto Divulgação

Interestadual – O projeto concebido por Genival Alves ganhou tanta notoriedade que, em 2019, acabou rompendo fronteiras.

O vereador, a pedido de moradores e lideranças políticas e comunitárias, desenvolveu etapas do Saúde na Comunidade nas cidades de Humberto de Campos, São José de Ribamar, Cajari e São João Batista, por exemplo.

Sou de origem muito humilde, trabalhei muito para chegar aonde estou. Quando me elegi, já tinha feito uma promessa a mim mesmo: que desenvolveria um projeto que levaria para os mais necessitados saúde preventiva de qualidade. Executamos o Saúde na Comunidade com o coração, com amor. Nada é mais gratificante do que receber um abraço e manifestações de carinho do povo”, comentou Genival.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>