Programa Mais Ideb 2020: ano novo, novas metas!

Secretário de Educação, Felipe Camarão

O ano de 2020 começou com tudo para a Rede Estadual de Ensino. Muito antes, inclusive, do início do ano letivo nas escolas estaduais. Durante a última semana, articuladores e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão estiveram reunidos no primeiro workshop do Programa Mais Ideb 2020, que teve como objetivo principal o aperfeiçoamento das equipes de articulação regional como foco no acompanhamento no desempenho e resultado das escolas espalhadas por todo o Maranhão.

O “Mais IDEB” foi instituído pelo governador Flávio Dino, como um conjunto de ações estratégicas para melhorar os índices educacionais do Maranhão. De 2016 para cá, o que era Plano transformou-se em Programa e, ano após ano, vem sendo aprimorado com metas específicas para as unidades de ensino, focadas na qualidade da aprendizagem.

Um dos grandes diferenciais desse workshop foi o trabalho executado com a Ferramenta de Gestão chamada PDCA, um método muito conhecido dentro da Gestão da Qualidade, que nada mais é do que a sigla para as ações: Plan, Do, Check, Action. Trazendo para nosso português: Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

O objetivo claro com a ferramenta foi demonstrar para todos os articuladores e diretores que não importa qual seja o problema que tenhamos, após identificá-lo, precisamos sempre desdobrá-lo em causas até descobrir a sua causa-raiz, para, a partir daí, conseguirmos desenvolver um plano de ação para aplacá-lo.

Desde a sua implantação, até a atualidade, sempre temos buscado, como foco principal, o aperfeiçoamento da gestão para que os bons resultados sejam uma consequência do nosso trabalho. E dessa vez não foi diferente. Os articuladores regionais do Programa e diretores de Educação submergiram no alinhamento conceitual e método gerencial para além das teorias. Uma forma dinâmica e prática, para que cada um pudesse enxergar a aplicabilidade do trabalho de gestão lá na ponta, na escola, onde está o nosso foco e o porquê de todo o trabalho que executamos enquanto Secretaria de Estado da Educação.

Como bem destacou a diretora de Educação da Regional de Caxias, Filomena Simão. “Resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Foram dias ímpares e ricos de grande aprendizagem, onde tivemos a oportunidade de repensar e otimizar nossa forma de conduzir o processo educacional. Voltamos para nossa rotina de trabalho motivados e com uma nova visão e novas ferramentas para buscar o sucesso. Ficou claro qual a nossa meta e objetivos, assim como também a melhor forma de conduzir, sempre com ações sistemáticas e organizadas, desde a implantação, acompanhamento e avaliação de resultados obtidos”, apontou.

Na oportunidade, Henajéria Cristina Soares, diretora regional de educação de Chapadinha, também realçou aquele que é o nosso principal objetivo: formar profissionais: “O encontro possibilitou ainda mais qualificação e aperfeiçoamento. O governador e o secretário sempre estiveram preocupados em formar os profissionais. Com esse novo direcionamento para 2020, trabalhando com metas e avaliação, podemos dizer que estamos trabalhando de forma mais planejada. Agora iremos repassar aos gestores escolares, para que apliquem nas escolas e nós faremos o acompanhamento em busca de mais avanços”, disse.

E esse acompanhamento já começou com a gestão das escolas. Na última semana, nossas equipes regionais reuniram com gestores escolares para repassar as metas e o planejamento das ações que deverão ser implementadas no chão das escolas. Todos nossos gestores serão mobilizados.

O que tudo isso nos fala? Que somente com esse o alinhamento da dimensão administrativa e política do nosso trabalho, é que conseguiremos vencer os desafios que é fazer educação pública e de qualidade para todos, garantindo, lá na ponta, que a rotina de nossas escolas ocorra da melhor maneira, para que, ao final da jornada escolar de nossos estudantes, tenhamos cumprido nossa principal missão: ofertar as condições necessárias para que a aprendizagem tenha sido efetiva e transformadora para os jovens que passam por nossas salas de aula.

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>