Maranhão lança escolas, cursos, faculdades e laboratórios inéditos em 2020

Novo campus da UemaSul em Estreito começa a funcionar no primeiro semestre deste ano (Foto: Divulgação)

O ano de 2020 traz uma série de novidades na rede estadual de educação do Maranhão em 2020. Isso vale tanto para a educação básica quanto para o ensino superior. A ideia é dar um novo salto de qualidade e quantidade no Estado.

Começando pelo ensino fundamental: será aberta a primeira escola pública bilíngue não só do Maranhão, mas de todo o Brasil. São cerca de cem alunos no 1º ano do Ensino Fundamental I.

O Centro de Ensino Fundamental Bilíngue e Integral do MA John Kennedy Junior fica na Av. Contorno, nº 55, no bairro Rio Anil, em São Luís. É onde ficava a escola Professora Maria Helena Duarte. As matrículas serão feitas em breve e logo serão anunciadas.

É uma ideia que foi pensada a partir da concepção que o governador Flávio Dino tem na educação, que é a da garantia de oportunidade. Por que só aluno de classe média pode ter acesso a uma escola bilíngue? Por que não dar essa oportunidade para quem não pode pagar?”, diz o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Medicina

Agora, dando um salto para o ensino superior: a UemaSul vai começar o curso de Medicina em Imperatriz no segundo semestre. O vestibular já foi feito, junto com o PAES 2020. Os selecionados foram divulgados nesta sexta-feira (17).

São 40 vagas no período diurno. O curso vem reforçar a formação de médicos na Região Tocantina, com ensino gratuito e de qualidade.

Outra novidade do ensino superior é o campus de Estreito da UemaSul, que começa a funcionar agora no primeiro semestre, com os cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Naturais e Letras e Literatura. São 160 vagas no total, também disputada no PAES 2020.

Isso representa um ganho de quantidade e qualidade para os universitários do Sul do Maranhão.

Escolas integrais

Tem também novidades no ensino médio. São mais escolas integrais funcionando em todo o Maranhão.

Até 2019 eram 49 escolas na Rede de Educação em Tempo Integral do Estado, entre Centros Educa Mais (ensino médio em tempo integral) e Iemas (ensino médio em tempo integral com educação profissionalizante).

Em 2020, serão 74 escolas integrais, sendo 56 Centros Educa Mais, 17 Iemas e 1 escola bilíngue. Até 2014, não havia nenhuma escola integral.

Laboratório

Outra coisa inédita é o Laboratório de Equipamentos Biomédicos da unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Timon.

É o único laboratório desse tipo em instituições públicas do Nordeste. A estrutura vai ajudar a formar profissionais aptos a lidar com equipamentos utilizados em clínicas e hospitais.

Os equipamentos são os mesmos encontrados no Centro Paula Souza, de São Paulo, uma referência na formação de técnicos em equipamentos biomédicos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>