Governo do Estado e Fundação Antonio Dino inauguram novo serviço de radioterapia

Hospital Aldenora Bello

O Governo do Maranhão e a Fundação Antonio Dino (FAD) inauguram, nesta quarta-feira (22), às 9h, o novo acelerador linear do Hospital Aldenora Bello para tratamento dos pacientes oncológicos do estado. O equipamento aumenta em 57,89% a oferta do serviço à população.

O acelerador linear – utilizado para realização de sessões de radioterapia – foi adquirido pela FAD após convênio de custeio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde. O convênio com a SES viabilizou apoio financeiro no valor de R$ 5 milhões, o que permitiu uma economia à Fundação que então realizou a compra do equipamento com recursos da própria instituição filantrópica.

O acelerador linear funcionará nos turnos diurno e noturno e tem capacidade para atender 120 pacientes por mês. A previsão é que sejam realizadas 3 mil sessões de radioterapia mensalmente com o novo aparelho.

Atualmente, o Hospital Aldenora Bello possui um acelerador em funcionamento.

Homenagem

A sala que recebe o novo acelerador linear levará o nome do médico José Kleber Luz Araújo. O médico faleceu em um trágico acidente de helicóptero no dia 1º de abril de 2018, que também resultou na morte de outras três pessoas.

José Kleber tinha 43 anos e era formado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão e residência em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, áreas em que atuava nos hospitais municipais Socorrão 1 e 2, Hospital Macrorregional de Peritoró e na rede privada.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>