Natalino Salgado se destaca em debate com propostas consistentes

Foto Divulgação

No primeiro debate com participação dos quatro candidatos a reitor da Universidade Federal do Maranhão, realizado nesta terça-feira (11), no Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária Dom Delgado, Natalino Salgado despontou como o candidato que apresenta as propostas mais consistentes. “Nossa proposta foca substancialmente na questão da sustentabilidade da UFMA. Entendo essa sustentabilidade do ponto de vista político, no momento em que vivemos um processo de desconstrução. Essa parte é desafiadora”, destacou Natalino ao resumir sua proposta de gestão.

Sobre a dimensão acadêmica, o candidato que aceitou o desafio de representar o movimento Pacto pela UFMA defende a recriação da instituição no sentido de se tornar empreendedora disposta a atender as necessidades e demandas de todos os segmentos: discente, docentes e técnicos. “Precisamos modernizar nossa gestão”, reafirmou.

Para plateia formada por docentes, discentes e técnicos que lotou o pequeno auditório do CCSO, Natalino Salgado disse que pretende aperfeiçoar sistemas com intuito de melhorar as atividades acadêmicas e administrativas . “Muitas pessoas costumam dizer que é um inferno trabalhar com o sistema SIGAA porque não dá autonomia aos coordenadores”, descreveu Salgado, apontando outros sistemas que podem ser implementados, como o SEI, Sistema Eletrônico de Informações já implantado no Hospital Universitário, que resultou em agilidade na gestão de processos e economia com a redução do consumo de papel.

Na opinião de Natalino, exposta durante o debate, uma gestão eficiente precisa otimizar os recursos, reduzindo custos para investir em áreas essenciais. E citou como exemplo o modelo de energia sustentável que já vem sendo posto em prática no HU-UFMA.

Natalino citou a reformulação dos fóruns acadêmicos como meio de obter diagnóstico mais profundo da instituição . “Assim como implementamos o ProQuali, fundamental para o incentivo e crescimento da pós-graduação, precisamos ter um programa específico focado naquilo que temos de mais caro e nossa verdadeira finalidade: a graduação”.

Do ponto de vista da crise financeira, Salgado enxerga o diálogo como principal meio de enfrentá-la. “Eu assumo o compromisso de levar a UFMA para frente, mudando pessoas, métodos, técnicas, e buscando expertise em todas as áreas. Nossa ambição maior é promover qualidade, transformando a instituição em uma universidade inclusiva”, assegurou indicando como parâmetro o trabalho realizado pelo Pacto pela UFMA.

Ainda durante o debate que se estendeu por cerca de duas horas, o candidato citou a criação de um calendário cultural consistente, expansão dos programas de extensão e muitas outras ações. “Não basta ser a melhor universidade do estado. Isso é até uma obrigação, pois somos a única federal no Maranhão. Precisamos ter indicadores que possam levar a um patamar no ranking nacional”, asseverou.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>