Ciro Neto destaca projeto de apoio à agricultura familiar em entrevista à TV Assembleia

Deputado Ciro Neto em entrevista a TV Assembleia

O deputado Ciro Neto (PP) concedeu entrevista, na última sexta-feira (6), ao programa Portal da Assembleia (quadro “Sala de Entrevista”), da TV Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele falou sobre sua atividade parlamentar, destacando o Projeto de Lei 162/2019, de sua autoria, que beneficia o segmento da agricultura familiar.

Ciro Neto explicou que, quando secretário no município de Presidente Dutra, teve a oportunidade de conhecer o projeto “São José”, desenvolvido no município de Quixeramobim (CE), de valorização e fortalecimento da agricultura familiar. “Avaliamos e implantamos em Presidente Dutra, apresentando bons resultados e resultando na entrega do prêmio “Prefeito Empreendedor”, pelo Sebrae, ao prefeito Jura, à época, na categoria ‘Sustentabilidade e Inovação’”, complementou.

Aprimoramento das cadeias produtivas

O deputado esclareceu que o projeto consiste no aprimoramento das diversas cadeias produtivas como, por exemplo, a cadeia produtiva do leite e do melhoramento genético do gado. “Hoje, com a técnica da inseminação artificial, é possível e barato fazer o melhoramento do rebanho e aumentar seu valor de revenda. Em Presidente Dutra, atualmente, há um banco de inseminação artificial ligado à Secretaria do município, que atende ao produtor cadastrado. Portanto, a partir dessa experiência exitosa, pensamos em levar isso a nível de estado, para que possamos melhorar a qualidade genética do nosso rebanho”.

No caso da hortifruticultura, ou seja, as hortaliças, nós buscamos trabalhar essa cadeia produtiva de forma orgânica. Incentivamos essa transformação de resíduos vegetais em adubo orgânico, para ser utilizado na hortifruticultura. Nosso projeto apresenta esses vieses, da produção integrada, principalmente aproveitando pequenos espaços, como quintais e terras ociosas e devolutas e, ainda, sua utilização em terapia ocupacional”, complementou.

Segundo Ciro Neto, aproveitando a estrutura que o Governo do Estado já dispõe como, por exemplo, o programa de distribuição de máquinas agrícolas, de sementes e de assistência técnica dos profissionais da Agência Estadual de Extensão Rural (AGERP), será possível integrar todas esses instrumentos e formar uma cadeia alimentar virtual, na qual, por meio do Centro Integrado de Produtores (CICOP), que seu projeto de lei propõe, fará a integração dos produtores. “Isto facilitará a comercialização entre as zonas produtoras e não produtoras de determinados gêneros”, frisou.

Transformação de produtos em adubo

O deputado acrescentou que o projeto de lei que apresentou prevê, inclusive, a transformação em adubo de frutas e hortaliças que perdem o padrão visual de comercialização. “Primeiro podem ser transformados em adubo e, depois, na alimentação de determinados animais, como peixes e porcos, principalmente”.

Implantação de uma Farmácia Central em Presidente Dutra

Ai final, o parlamentar revelou que apresentou indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) propondo a implantação de uma unidade da Farmácia de Medicamentos Especiais (FEMEM), do Governo do Estado, no município de Presidente Dutra. “Como Presidente Dutra é um município polo e tem em seu entorno 20 municípios num raio de 200 km, facilita que as pessoas que fazem uso desses medicamentos sejam menos oneradas no procedimento de recebê-los. Geografica e estrategicamente, facilita a distribuição desses medicamentos a essas pessoas”, justificou.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>