SEMA realiza reunião de mobilização para formação de Conselho Consultivo da APA do Itapiracó

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou na tarde desta terça-feira (26), no auditório da Faculdade Pitágoras, a I Reunião de Mobilização para Criação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. O objetivo foi o levantamento das principais problemáticas que envolvem a conservação e proteção da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó.

O momento foi aberto à sociedade civil organizada, setor privado, setor público e a comunidade em geral. Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Unidades de Conservação Estaduais do Maranhão na perspectiva do órgão gestor (SEMA-MA); Área de Proteção Ambiental do Itapiracó: Conhecer para Conservar; Conselhos de Unidades de Conservação: Qual seu papel e Como participar?

Por meio do Governador Flávio Dino e do Secretário Marcelo coelho, são realizados trabalhos como este, que levam até a sociedade a importância sobre Áreas de Proteção Ambiental como a do Itapiracó. Sua preservação para gerações futuras depende de cada um de nós, e ficamos felizes pela presença de cada cidadão nesta I Reunião que mobiliza a todos para um assunto tão importante”, destacou a Secretária Adjunta de Recursos Ambientais da SEMA, Talissa Moraes.

A APA do Itapiracó é uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável cuja gestão é da SEMA, que tem como objetivo básico a conservação da natureza. Para a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaína Dantas, a dimensão de uma reunião como esta, conscientiza a população sobre os recursos naturais e sua utilização, além de preservar.

Nosso propósito é a conservação da natureza sendo permitido a utilização de parte dos seus recursos naturais como, por exemplo: os rios, solo, fauna e flora, porém, de modo que mantenha o equilíbrio da natureza. Estamos aqui para buscarmos soluções para a conservação da APA do Itapiracó”, disse ela.

A sociedade deve participar ativamente do gerenciamento do uso dos recursos naturais da região onde está inserida a Unidade de Conservação. Na gestão, a participação ocorre através do Conselho gestor da Unidade, este assunto é amplamente debatido na I Reunião de Mobilização para Criação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó”, acrescentou a Superintendente.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>