Cemarc é modernizada e marcação de consultas passa a ser diária em São Luís

Cemarc em São Luís
Cemarc em São Luís

Com a modernização da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), a gestão do prefeito Edivaldo conseguiu mais um feito na área de saúde: a partir do mês de julho os agendamentos de todas as especialidades poderão ser realizados em qualquer dia da semana. Para alcançar o resultado, a Prefeitura de São Luís realizou uma série de melhorias, como reestruturação do espaço físico, investimento em novos equipamentos e capacitação funcionários. Na última quinta-feira (28) o prefeito Edivaldo visitou a Central, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, e conversou com funcionários sobre os novos serviços e a mudanças sendo feitas no local.

O processo de mudança na Cemarc, que registra atendimento a cerca de 38 mil pessoas por mês, teve início em agosto de 2017, quando foi iniciado o mapeamento das necessidades e dos problemas para compreensão do fluxo de marcação. O objetivo maior do trabalho era acabar com a semana de marcação de consultas, quando a demanda se acumulava e as filas se formavam.

A mudança no processo de marcação de consultas vai ser mais um marco na gestão do prefeito Edivaldo. É com coragem e ousadia que estamos enfrentando as dificuldades e superando os desafios. Esse é mais um trabalho que repercute na vida de milhares de pessoas que buscam os serviços públicos de saúde oferecidos pelo poder público municipal”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Houve, ainda, nesse processo de modernização, melhorias na estrutura e troca dos equipamentos nas 23 unidades de marcação de consultas distribuídas pela cidade. Os profissionais também passaram por treinamento e a implantação Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do Ministério da Saúde, será finalizada no mês de agosto. O Sisreg substitui o Websis, sistema local que era utilizado para as marcações.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca ainda que, com as mudanças, São Luís sairá do rol de cidades brasileiras que enfrentam problemas com a marcação de consultas e exames. “Em muitas cidades brasileiras a população sofre com problemas nesse processo de marcação. Estamos muito felizes em perceber que essa mudança beneficia principalmente a nossa população”, disse.

Descentralização

As mudanças no sistema de marcação de consulta começaram em 2014, quando a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliou para 23 o número de pontos para autorização de consultas e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2014, além da Cemarc, na Alemanha, os usuários dos serviços da rede municipal de Saúde podem marcar consultas e exames em unidades localizadas em diversos bairros da cidade. A proposta da Prefeitura de São Luís é fazer com que outras oito unidades também sejam pontos de marcação de consultas e exames.

3 comentários em “Cemarc é modernizada e marcação de consultas passa a ser diária em São Luís”

  1. mateus

    2 anos atrás  

    é bom esse novo sistema, evita filas

  2. Moura

    2 anos atrás  

    Isso vai ajudar muito a população.

  3. Jaime

    2 anos atrás  

    Que melhoria maravilhosa, vai ficar muito mais fácil e cômodo p marcar nossas consultas

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>