Carlos Lula é empossado vice-presidente do Conass para a Região Nordeste

Carlos Lula toma posse da vice-presidência do Conass

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, foi empossado, na noite da última terça-feira (24), como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) para a Região Nordeste. O ato aconteceu em Brasília durante assinatura do termo de posse da nova diretoria da entidade. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, assumiu a presidência do conselho para a gestão 2018/2019.

A eleição do chefe da pasta da Saúde do Maranhão para o cargo de vice-presidente aconteceu em março e foi realizada de forma unânime por todos os representantes do Nordeste. “A participação do Maranhão no colegiado do Conass demonstra que, juntos, temos buscado ampliar o debate sobre saúde pública, compartilhando desafios, experiências e resultados concretos com todos os nove estados da região. Experiências exitosas são a marca da gestão Flávio Dino. Por isso vamos continuar contribuindo de forma incisiva em cada plenária da entidade, fomentando o debate nacional, além de destacar os avanços reais na saúde pública do Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O presidente recém-empossado, Leonardo Vilela, lembrou em seu discurso a importância de participar de um fórum como o Conass. “Esse é um dos fóruns mais importantes dentre os quais já participei. O de maior peso político e representatividade é o Conass, que pauta muitas das discussões mais importantes em torno da saúde no país. Temos muitos desafios e posso prometer muito trabalho”, afirmou.

Maranhão avança no debate

Michele Caputo Neto, ex-presidente do Conass, que acumula grande experiência técnica e política na área, comentou que a atuação do gestor da saúde no Maranhão tem dado grande destaque para o estado. Secretário desde 2011, ele acompanhou a mudança da participação maranhense na entidade.

“O Maranhão tinha, talvez, os piores indicadores de saúde do país. Mas, nesse período que ele está à frente, tem mostrado o acerto na política conduzida na área da saúde. Ele é extremante presente e colaborador. Passaram dezenas de secretários aí no Maranhão. Não havia uma participação, não só em relação à frequência, mas no processo de debate. O Carlos Lula tem se mostrado de grande competência e há muito tempo tem o respeito de todos”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Ronald Ferreira, é positiva a posse do secretário maranhense no Conass. “Temos visto um grande compromisso no Maranhão com aquilo que é a essência do CNS, que é a participação popular e a valorização da democracia. Temos as melhores expectativas com o Carlos Lula. Tem a capacidade de colocar como prioridade as demandas do povo. Por isso essa expectativa de ampliar a participação, protagonismo e escuta das demandas do Nordeste com base na experiência maranhense”, frisou.

A posse contou também com a presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi; do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, representando o governador José Eliton; da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mônica Padilha; do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira; do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; do ex-ministro Desenvolvimento Social, Osmar Terra, dentre outras autoridades.

Diretoria para a gestão 2018/2019 do Conass

Presidente
Leonardo Moura Vilela – SES/GO

Vice-presidentes
Região Centro Oeste: Humberto Lucena Pereira Fonseca – SES/DF
Região Nordeste: Carlos Eduardo de Oliveira Lula – SES/MA
Região Norte: Vitor Manoel Jesus Mateus – SES/PA
Região Sudeste: Ricardo de Oliveira – SES/ES
Região Sul: Acélio Casagrande – SES/SC

Comissão Fiscal – Titulares
George Antunes de Oliveira – SES/RN
Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE
Marcos Esner Musafir – SES/TO

Comissão Fiscal – Suplentes
Christian Reis Teixeira – SES/AL
Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras – SES/PB
José Iran Costa Júnior – SES/PE

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar
Francisco Deodato Guimarães (titular)
René Santos – CONASS (suplente)
Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA
Fábio Vilas Boas – SES/BA (titular)
Viviane Rocha de Luiz – CONASS (suplente)

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>