São Luís ganha Centro Sorrir; serão mil atendimentos odontológicos por semana

Sorrir fica na região central de São Luís e conta com equipamentos modernos

O governador Flávio Dino inaugurou nesta quarta-feira (28) a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), o maior Centro de Atenção à Saúde Bucal da Região Nordeste.

Com 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 87 profissionais à disposição da população, o Sorrir oferece atendimento de urgência, referenciado e espontâneo, com estrutura para atender mil pacientes por semana, inclusive com serviço de diagnóstico antecipado de câncer bucal.

A população poderá iniciar os agendamentos para tratamento em todas as especialidades, já a partir da quinta-feira (1º).

Flávio Dino destacou o empenho da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para garantir a infraestrutura moderna da unidade: “Infelizmente, com tanta desigualdade que o Brasil vive, tornou-se costumeiro o conceito segundo o qual o que é público tem que ser de qualquer jeito e que tudo que funciona direito tem que ser pago. Nós sempre lutamos para quebrar esse paradigma em todas as áreas, inclusive na saúde. Estas instalações do Sorrir, que são extraordinárias, demonstram nosso esforço”.

O governador destacou, ainda, a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais que atuarão no local: “Quero agradecer, sobretudo, aos profissionais de odontologia que farão a grandiosidade do Sorrir, porque a nossa principal obra é garantir que cada pessoa que venha aqui tenha a sua vida transformada”.

Para garantir a excelência no atendimento, os profissionais da unidade passaram por treinamento oferecido pela SES. Os 87 auxiliares de saúde bucal, técnicos de saúde bucal, técnicos de radiologia, recepcionistas e telefonistas foram contratados por meio de processo seletivo. O Sorrir é gerenciado pelo Instituto Acqua.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, lembrou que a Unidade de Especialidades Odontológicas foi um dos primeiros compromissos de Flávio Dino. “O governador deixou claro que gostaria de implantar esse serviço por uma questão de dignidade das pessoas. Ele nos disse que não quer que o Maranhão continue a ter pessoas com vergonha de esboçarem um sorriso e de se relacionarem socialmente. Temos então esse desafio histórico neste que é o primeiro de muitos centros que vamos oferecer à população, nesta especialidade”, disse.

Ineditismo

A inauguração da Unidade Sorrir também contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde. A coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério, Lívia de Sousa, elogiou a iniciativa pioneira do Governo do Estado: “Dou meus parabéns ao governador Flávio Dino por mais essa iniciativa, pioneira no país para transformar essa realidade do Maranhão, garantindo a melhoria da qualidade de vida de toda a população”, disse.

Metas

Além dos mil atendimentos semanais, o Sorrir garantirá ampliação da meta de acordo com a demanda, como explica o coordenador Estadual de Saúde Bucal, Alan Patrício. “Temos a meta inicial de atender quatro mil pessoas por mês, mas podemos aumentá-la de acordo com a demanda. Com as metas específicas por especialidade, estamos preparados para ofertar 200 próteses por mês à população maranhense.”

Atendimento com excelência

Waldenir Campos Santos é uma das profissionais selecionadas para atuar no Sorrir. Especialista em endodontia para tratamento de canal, ela avalia que a iniciativa do Governo é um marco importante no tratamento bucal do Estado: “Nós ainda não dispúnhamos de um Centro capaz de atender todas as especialidades, oferecendo um serviço de excelência que vem para ocupar o antigo vazio assistencial no setor, garantindo atendimento a todos os maranhenses”.

Já o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Marcos Pinheiro, destaca a qualidade dos equipamentos oferecidos na unidade: “Fiquei surpreendido com a qualidade dos equipamentos instalados, de última geração, vejo que o governo não fez economia para garantir o bom atendimento”.

Marcos Pinheiro também avaliou positivamente a extensão do atendimento noturno: “Os pacientes que chegarem aqui poderão ter acesso a todas essas especialidades, inclusive prevenção ao câncer, no período noturno, o que representa uma conquista muito importante”.

Descentralização

Durante a inauguração do Sorrir, o governador Flávio Dino anunciou o programa de descentralização da saúde bucal maranhense, com instalação de Unidades Odontológicas no interior do Estado.

O Sorrir em São Luís estará à disposição de todos os maranhenses, mas estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde para expandir esse serviço e garantir que todos os maranhenses tenham acesso ao tratamento em locais mais próximos”, anunciou o governador.

O governador determinou que encontremos todas as condições técnicas para que no futuro instalemos essas unidades descentralizadas, o que beneficiará a população, além de garantir a valorização da carreira de odontólogos”, explicou o coordenador de Saúde Bucal, Alan Patrício.

Atendimento

O Sorrir atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís.

7 comentários em “São Luís ganha Centro Sorrir; serão mil atendimentos odontológicos por semana”

  1. vera lucia

    6 anos atrás  

    Como fazemos pra poder fazer tratamento bucal.quais documento necessário

    • marcelom

      6 anos atrás  

      Peço que se encaminhe ao local que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís.

  2. Fernanda

    6 anos atrás  

    Ha que otimo….eu quero

  3. Sou do Paço do Lumiar eu posso ser atendida lá?

    6 anos atrás  

    Sou de Paço do Lumiar, posso ser atendida lá?

  4. Maria do Socorro Rosa

    6 anos atrás  

    Estive hoje lá, e fui prontamente atendida, equipe de primeira, muito bom! Estamos de parabéns

  5. Nazare Oliveira

    6 anos atrás  

    Posso levar encaminhamento do município e estado?

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>