Paço do Lumiar terá Base do Corpo de Bombeiros

Célio Roberto de Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão

O Governo do Estado inaugura mais uma base do Corpo de Bombeiros, dando prosseguimento ao plano de descentralização do serviço. O município de Paço do Lumiar será contemplado com a inauguração da II Companhia Independente, nesta terça-feira (20), a partir das 17h, no Maiobão. A base vai atender a operações de salvamento terrestre, combate a incêndios e vistorias técnicas no município e áreas do entorno, alcançando cerca de 30 bairros.

“É uma satisfação concretizar mais essa etapa do projeto de ampliação do grupamento. Com mais esta base, estamos garantindo o maior acesso da população ao serviço da corporação e com maiores possibilidades de salvar vidas. Esta é uma área de grande concentração de pessoas e com possibilidades de mais ocorrências”, pontua o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBBMA), Célio Roberto de Araújo.

A companhia conta com estrutura para socorro composto por caminhão próprio para combate a incêndio, que armazena água e conta com demais equipamentos de suporte; viatura tipo caminhonete para resgate de vítimas presas em ferragens; ambulância; e mais uma viatura administrativa para ações de vistorias, cobrindo Paço do Luniar e áreas adjacentes dos municípios de São José de Ribamar e Raposa.

São áreas do entorno com fácil acesso para as equipes e que favorece o salvamento em tempo hábil. Expandir o Corpo de Bombeiros com estas novas unidades tem como objetivo diminuir o tempo de chegada até a vítima, sobretudo em casos que envolvem risco de morte, nos quais a agilidade faz toda a diferença”, reforça o comandante.

O efetivo da companhia conta, inicialmente, com 22 bombeiros para atendimento em operações de resgate e combate a incêndio.

Investimento

Esta e outras medidas integram o programa de reestruturação da Segurança Pública, que se consolida com investimentos em estrutura física, aumento de efetivo, aquisição de novos equipamentos, veículos e benefícios salariais implantados no governo Flávio Dino. O conjunto de obras para a corporação inclui ainda a construção de mais dois Colégios Militares e a 1ª Cia Independente de Bombeiros em São José de Ribamar; inaugurados o Batalhão de Bombeiros Ambiental no Calhau; a 2ª Companhia de Bombeiros Militar no Porto do Itaqui; e a nova instalação do Batalhão de Bombeiros Marítimo, na Avenida Litorânea, com espaço adequado para as viaturas e embarcações. Foram inauguradas novas unidades em Trizidela do Vale, Açailândia, Bacabeira, Santa Inês, Chapadinha e Carolina. São Batalhões, Postos Integrados de Segurança Pública e Companhias Independentes. Atualmente, incluindo a capital, o CBMMA possui instalações em 18 cidades, totalizando 29 quartéis e três Colégios Militares.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>