Prefeitura de Cururupu esclarece sobre crise financeira no Município

Professora Rosinha, prefeita de Cururupu

Senhor jornalista, em respeito aos seus leitores e em especial a população de Cururupu exercendo o direito de resposta prestamos os seguintes esclarecimentos sobre a matéria divulgada em seu blog com o título “Caos se instala em Cururupu e servidores sem salários fazem novo protesto”, o que fazemos nos termos seguintes:

1. É fato que o município de Cururupu enfrenta problemas financeiros que estão afetando inclusive o regular pagamento dos seus servidores;

2. Todavia é imperioso registrar que esses problemas são reflexos da crise financeira que afeta todo o país e principalmente em decorrência dos atos irresponsáveis praticados pela gestão anterior, que ao arrepio da Lei, nomeou servidores além do que era possível pagar, principalmente na área da educação, que possui um número elevado de servidores que estavam mal distribuídos, tornando necessário inclusive a alocação de recursos de outras receitas que não o FUNDEB para pagar os salários dos professores, que ainda não receberam o mês de dezembro (receberam o décimo terceiro salário);

3. Soma-se a isso a dívida herdada com a previdência social, que ultrapassa a casa de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) que teve que ser parcelada, bem como as decorrentes de precatórios não pagos que somavam mais de R$ 1.500.000.00 (um milhão e meio de reais), que se não fosse o incansável trabalho da gestão junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, teriam inviabilizado totalmente o munícipio, a ponto de estamos aí sim, estarmos falando de vários meses de salário atrasados;

4. O Município sofre ainda com a dificuldade de buscar convênios, pois a gestão anterior deixou diversas obras abandoas, e outras tantas sem prestar contas dos recursos recebidos, o que deixa o município em situação de inadimplência, problema que graças à atuação das assessorias contábil e jurídica tem sido resolvido;

5. No que concerne à informação de que as escolas da rede pública municipal estariam sem água e merenda, a mesma é totalmente descabida, pois, como é de conhecimento da população em geral o ano letivo sequer teve início. Ademais a educação é serviço público essencial e ainda que houvesse atraso não haveria interrupção dos serviços, o que joga por terra as informações que lhe foram prestadas. O que há sim, é uma dívida milionária deixada pela gestão anterior, que a duras penas está sendo paga;

6. Ao Contrário do narrado em que pese as dificuldades financeiras a administração reconstruindo com o povo tem melhorado a cada dia a qualidade de vida da população de Cururupu e com o apoio irrestrito do Governo do Estado na pessoa do Governador Flávio Dino e toda sua equipe, tem atuado e forma efetiva no fomento da economia municipal, apenas para citar, fizemos a maior Agritec da história, evento que movimentou a cidade, bem como as ações permanentes que aquecem a economia local, bem como as ações permanentes de desenvolvimento da economia local;

7. Atualmente todas as Secretarias do Município tem projetos sendo executados, o que tem, repercutido de maneira positiva, na saúde, educação, lazer, enfim, trazendo dignidade à sofrida população de Cururupu;

8. Quanto aos protestos realizados na data de hoje, julgamos legítimos e verdadeiro instrumento de luta por direitos, ponderando que os mesmos devem ser sempre pacíficos e voltados à construção do diálogo, pois os servidores e a população de um modo em geral, tem que ter consciência que se demanda tempo para se corrigir as mazelas e equívocos administrativos praticados por anos de uma gestão desastrosa;

9. Falando especificamente aos servidores informarmos que no próximo dia 01 de fevereiro, haverá uma reunião na sede do Ministério Público de Cururupu, oportunidade em que junto com o sindicato dos servidores e o Ministério Público Estadual buscaremos construir uma solução definitiva para a questão do atraso dos salários no Município de Cururupu.

No mais, reforçamos nosso compromisso de trabalhar pela reconstrução de Cururupu. Como dito em momentos anteriores sabíamos que não ia ser fácil, mas somos conscientes da missão que nos foi dada e de forma correta, transparente e dialogando com a população temos a convicção de superaremos as adversidades e trabalharemos ainda mais para garantir os direitos de todos os cidadãos cururupuenses.

Prefeitura Municipal de Cururupu/MA
Administração Reconstruindo com o Povo.

10 comentários em “Prefeitura de Cururupu esclarece sobre crise financeira no Município”

  1. Luci Mary Abreu

    6 anos atrás  

    Agora sim a prefeita professora ROSINHA está nos representando quando vem responder o fazer o que já era pra ser feito a muito tempo .ESCLARECER ao povo o rombo q foi deixado pela gestão anterior e o quanto já foi pago. A senhora tem todo meu apoio e tenho certeza de muitos conterrâneos nossos q querem ver nossa sofrida CURURUPU se desenvolvendo e resgatando o título de melhor cidade da baixada pra se viver.Parabens pela atitude de se pronunciar com desencia e sabedoria.QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM A SENHORA E TODOS DESTE ABENÇOADO GRUPO.

  2. Elizangela Oliveira

    6 anos atrás  

    Sou funcionaria do quadro efetivo da prefeitura de Cururupu,saúde, diante dessa situação,gostaria de saber qual é o horário dessa possível reunião junto ao ministério público.

  3. Francisco

    6 anos atrás  

    Muito bem explanada as justificativas da professora Rosinha, não sou eleitor de Cururupu, mas acredito sinceramente que ela vai dar a volta por cima, pois a mesma é digna, honesta e competente.

  4. Junianaabreu

    6 anos atrás  

    Sou servidora pública e me sinto honrada em fazer parte de uma Administração que própria a população .Aos meus conterrâneos digo o q abala os contras nos fortalece, q è a confiança do povo vamos seguir adiante confiando em Deus.

  5. Iranilde

    6 anos atrás  

    Como foi colocado pela Ilma prefeita: gestao anterior nomeou funcionarios sem precisao, vive se uma crise financeira nacional.
    Mas como o ano passado contrataram inumeras pessoas na educacao uma vez q ñ tinha necessidades( era acordo), crise e como Mirinzal, Central e Santa Helena estao honrando com os pagamentos?
    Divida, ha 20anos trabalho na prefeitura e todos os ex gestores encontraram debitos e pagavam os funcionarios.
    Os salarios dos servidores sao depositados todos os mêses no cofre público, se é usado para pagar debitos de ex gestores quem vai pagar as minhas? Os juros do meu cartao? As minhas consultas?Os livros dos meus filhos? Educacao é direito de todas as criancas. Uma vez q o ano passado ñ foi ofertado com qualidade tive q colocar em escola privada.
    Será q vamos reviver gestao onde o slog era CURURUPU DEVE.
    Errar, e justificar em erro de outros, já estamos cheios.
    A populacao ñ é galinha de H…

  6. João

    6 anos atrás  

    O engraçado é que essa recessão de verbas vem desde a copa e a olimpiada mas em contra partida o governo sabe o valor estimado que vem e nem por isso deixou de contratar mas de 500 servidores para as necessidades a qual os funcionários das funções foram afastados por capricho da prefeita, deixando escola sem professores, asgs e vigias (houve até roubo em escolas que não tinha vigia).
    Divida de Inss quem começou foi quem apoiou ela nas eleições, tudo farinha do mesmo saco, por que ela nas suas tentativas de explicar o inexplicável ela não afirmou quem iniciou esse rombo a qual ela mesmo participou, pois ainda consta no tribunal de conta o valor de mais de 5 milhões para devolver.
    Sem falar nos acordos políticos que estão acabando com o município pois o playboys vem só receber dinheiro público deixando esse rombo imenso, agora quer culpar a outra administração pela sua incompetência prefeita, francamente!
    Quer administrar bem tire essa corja e pague o povo que é de direito e não seus acordos.
    Foram funcionários com salários altíssimos realidade aquem da nossa humilde cidade. Veja no site do fnde 》siope veja os salários exorbitantes de pessoas.
    Somando esses rombos a uma má administração so poderia dar nisso mesmo. Salários atrasados, sinal de incompetência, colocar culpa nos outros sinal de desonestidade pq nem peito para reconhecer o seu erro tem. Parabens Cururupu vcs tem a prefeita que merecem. Uma que destroi Cururupu.

  7. DORIEDSON MORAIS SILVA

    6 anos atrás  

    Muito bem professora rosinha você tá fazendo o que pode. A culpa não é sua. É da gestão passada.

  8. Luis Fernando

    6 anos atrás  

    Eu acho assim sem querer recriminar ninguém, sabemos que o país está um caus e as financias estão poucas, o que deve ser feito é o seguinte deixar de um ta rebatendo o outro colocando a culpa em seu “FULANO” e resolver o problema do salario já ouvi áudio da radio de um pai de família está passando fome desesperado por comida que não tem o que da para os seus filho. Pessoa alguma colocou uma corda no pescoço da prefeita e obrigou ela assumir o cargo, pelo contrario ela foi de casa em casa pedindo voto e fazendo muitas promessas. Agora que é a hora de ir nas casas levar pelo menos um Kg de farinha para fazer um “chibé”.
    Dê seu jeito de arrumar o dinheiro, você não deu o jeito de se eleger ? , agora se vira.
    O POVO ESTÁ PASSANDO FOMEEEEE.

  9. Cláudio pizon

    6 anos atrás  

    Se já havia uma enorme nomeaçao de servidores de ultima hora deixada pela gestao passada como se abriu seletivo no municipio para contratar mais pessoas inchando ainda mais a folha de pagamento?prefeita pague os nossos salarios ja sao três meses e verba vem todo mês. Se gestao passada deixou dividas acione- o na justiça.

  10. Jadinho Trindade

    6 anos atrás  

    Nessa altura do campeonato o mais importante é restaurar a estrutura financeira do município, esclarecer os fatos e pela democracia exercer de forma justa e transparente o devido mandato.
    Cururupu precisa de paz, de capacidade na administração, de funcionários competentes e bem colocados.
    Enquanto a prefeita exercer com categoria sua posição, devemos respeitar e permitir que ela respire o ar de uma administração sem sufocos. Pois, existe uma oposição que ao invés de ajudar atrapalha.
    Ninguém trabalha bem sobre pressões.
    #minhaopiniao?

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>