Maranhão Solidário

Governador Flávio Dino
Governador Flávio Dino

Por Flávio Dino

As maiores metas a que um povo se propõe a alcançar dependem de um esforço conjunto de diferentes esferas de governo e de iniciativas diretas da própria sociedade. É o caso da luta por justiça social, principal bandeira de nossa gestão e que é o foco de nossos principais programas, tais como Escola Digna, Mais IDH e Força Estadual de Saúde.

Apesar da imensa energia cívica de que dispomos, como nossa agenda repleta demonstra, sabemos que a mobilização da sociedade é um valor essencial para quem acredita em transformações profundas e duradouras. Por isso, decidimos reunir forças e lançar o programa Maranhão Solidário, que sela essa parceria entre Governo do Estado e entidades sociais que trabalham com idosos, crianças, dependentes químicos, entre outros segmentos.

O primeiro passo do programa Maranhão Solidário foi realizado há alguns meses quando lançamos um edital de chamamento público para apoio a projetos no valor total de R$ 1 milhão. Esses projetos envolvem verbas para custeio mensal, compra de equipamentos, realização de obras de infraestrutura etc. Com isso, as entidades selecionadas vão poder atender melhor as pessoas que precisam dos seus serviços. Agradeço muito às dezenas de entidades que inscreveram projetos, e desde logo asseguro um novo Edital para 2018, garantindo mais oportunidades.

Esta semana, lançaremos uma nova etapa do Programa Maranhão Solidário, em que cada cidadão poderá participar. Todos poderão doar parte do ICMS referente às suas compras para a manutenção de ações de entidades sociais. Basta que a nota fiscal seja entregue para a entidade ou depositada em uma das urnas do programa, que estarão em diversos estabelecimentos comerciais. Caberá à entidade efetuar o cadastro no site da Secretaria de Fazenda, e então parte do ICMS será repassado pelo governo para manutenção dos projetos assistenciais.

Para maior divulgação dessa nova linha do Programa Maranhão Solidário, e também para anúncio das entidades que vão ser apoiadas financeiramente, faremos um evento na próxima terça-feira, às 14h30, contando com a presença especial de Cafu, pentacampeão mundial de futebol e pessoa engajada em projetos sociais.

Jesus Cristo pregou que devemos amar os outros como se fossem nós mesmos. Ou seja, Ele nos convidou a um exercício permanente de solidariedade. Sem esse valor perene, não existe sociedade saudável, e sim um aglomerado hobbesiano em que prevalece a guerra de todos contra todos. Nesses tempos sombrios no Brasil, precisamos da luz que nasce da generosidade. Daí o convite para que todos participem do Programa Maranhão Solidário.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>