Reserva do Itapiracó é revitalizada

Foto Reprodução

O pôr do sol marca o encontro da comunidade do Itapiracó e regiões vizinhas que já está utilizando o espaço urbanizado do entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó. O equipamento público deve ser inaugurado até o dia 25 deste mês pelo Governo do Estado, que investiu R$ 9,8 milhões na construção, revitalização e urbanização do entorno da APA.

A área de passeio consiste em um espaço ao ar livre utilizado para a prática de atividades físicas na Avenida do Itapiracó, são 2.400 metros para pista de cooper e ciclismo. Ao longo da caminhada, com a paisagem da reserva, existem oito praças que terão portais de acessos a trilha, além de três academias públicas.

Foto Reprodução

Além de valorizar o local, os serviços de revitalização executados por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) na Reserva do Itapiracó tem o objetivo de proteger a biodiversidade da APA. As obras são realizadas de forma simultânea, com a construção de três estacionamentos para receber 250 veículos durante a visitação das três praças principais: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família, além das praças pequenas ao longo da pista de cooper e os acessos às trilhas para quem deseja explorar a natureza.

“É importante que nós façamos esse tipo de investimento que também gera emprego e renda porque existem atividades comerciais que são intimamente ligadas à qualificação desses espaços públicos, faz com que as pessoas se encontrem mais, ocorra mais integração comunitária e melhora a qualidade de vida das pessoas. As cidades precisam cada vez mais oportunizar ambientes iguais a esses, e o governo Flávio Dino tem feito investimentos dessa natureza não apenas na Região Metropolitana, mas em vários espaços, como também em outras regiões do Maranhão”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Na Praça do Atleta foi construído um campo de futebol dentro dos parâmetros exigidos para competições oficiais, que está sendo finalizado com o plantio do gramado. Além de duas quadras para futebol de areia e duas quadras para vôlei de praia que já estão prontas, a área oferece uma academia de ginástica e playground para crianças. A iluminação geral já foi finalizada, agora a equipe trabalha na montagem dos postes com refletores para as quadras, o que irá proporcionar competições noturnas.

Outra construção importante é a Praça da Criança. Em fase de conclusão da obra, falta apenas a colocação das traves da quadra de futebol e pintura do piso e dos bancos. As crianças não resistem ao bom e velho playground, ele já está totalmente instalado com direito ao tradicional escorregador e balanço.

A obra também contemplou a construção de uma escola comunitária para o ensino fundamental das crianças do bairro, pensando nelas o Governo de Todos Nós construiu uma quadra poliesportiva coberta com direito a arquibancada para prática das aulas de educação física. Nela estão finalizando o alambrado de proteção para iniciar a pintura do piso.

Na Praça da Família, foram pensadas estruturas para todas as idades: pista de skate, academia, playground, quadra de areia e um labirinto contornado com mudas de murta (são plantas arbustivas ou arborescentes, com muitos ramos, de folha persistente, que podem crescer até 5 metros de altura) que deverão ser podadas até a altura de 1 metro e meio para levar as crianças ao mundo da imaginação.

Achei interessante porque não é uma coisa comum em uma praça, um labirinto! Isso aqui geralmente a gente vê em filmes”, disse sorrindo Baltazar Silva.

Apa do Itapiracó

A Área de Preservação Ambiental do Itapiracó constitui uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de uso sustentável criada por meio do Decreto Estadual n° 15.618, de 23 de junho de 1997. Com uma área de 322 hectares, a APA encontra-se no município de São Luís e é rodeada por vários bairros, como Parque Vitoria, Cohatrac, Itapiracó e Turu.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>