O Desenvolvimento das Caravanas Empresariais

Foto Reprodução

*Artigo escrito pelos secretários de Estado de Governo e da Fazenda, Antônio Nunes e Marcellus Ribeiro Alves.

A Caravana para o Desenvolvimento Empresarial na próxima semana terá suas oitava e nona edições realizadas nas cidades de Presidente Dutra e Barra do Corda, respectivamente. Porém, mesmo não tendo ainda atingido a metade das edições previstas para acontecer, muito já há a se dizer sobre esse evento criado pelo Governador Flávio Dino para a classe empresarial do nosso Estado. O objetivo é compartilhar as ações do Governo, oferecer serviços e realizar um diálogo direto e inédito dos empreendedores com diversos secretários estaduais e presidentes de órgãos.

Os números por si só já falariam muito nessas sete edições já realizadas. Foram 38 municípios contemplados, mais de 40 serviços diferentes oferecidos pelas Secretarias de Fazenda, de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Segurança, além da Jucema, do Inmeq e do Corpo de Bombeiros. Os eventos de abertura de cada edição contaram com 1570 participantes. No dia dos serviços, 1812 atendimentos foram realizados.

No entanto, o que mais de positivo vem acontecendo após cada edição do evento é a melhoria dos serviços oferecidos pelas secretarias, a partir das demandas trazidas pelos empresários. Há um diálogo aberto que tem acontecido não apenas nas aberturas da Caravana, como também em outros momentos e reuniões surgidos durante a permanência da equipe de Governo em cada localidade.

Os serviços da Secretaria de Fazenda são o melhor exemplo disso. As agências das cidades de Imperatriz, Açailândia e Timon já ganharam mais autonomia, passando a julgar os Termos de Verificação de Irregularidades, bem como analisando o cumprimento das condições para ativação das empresas. A reclamação por parte dos atacadistas de Imperatriz da demora na liberação do caminhão retido, bem como dos entraves decorrentes do controle de mercadorias em Postos Fiscais foi sanada com a realização de termo de constatação liberação da carga transportada, sempre que a comercialização for realizada por atacadista credenciado. Os processos relacionados à Imunidade Tributária de imóveis doados pelo Município de Açailândia ganharam agilidade com a prioridade que passou a ser dada aos seus processos de reconhecimento.

O programa Maranhão Juros Zero é outra relevante iniciativa da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial que merece destaque, uma vez que mais de 110 operações foram já realizadas no Estado, principalmente, naqueles municípios que receberam a visita da Caravana, movimentando já mais de dois milhões de reais, o que tem beneficiado não só o empresariado como o próprio consumidor, a exemplo do que relatou a empresária Maria do Socorro Silva, proprietária de uma loja de peças de motocicletas em Caxias, numa matéria publicada semana passada no Jornal Pequeno: “Com essa ajuda, pude comprar material à vista e mais barato. Comprando mais barato, posso revender mais barato também. Nesse momento de crise em que o dinheiro está mais raro, isso faz toda a diferença”.

Parafraseando um compositor, assim como todo artista tem de ir aonde o povo está, todo o Governo também deve ir aonde o povo está. E no caso da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, o Governo do Maranhão não só está indo aonde o povo está, mas também está lhe trazendo mudanças e melhores condições para o empreendedorismo, possibilitando a geração de mais empregos, riqueza, renda e dignidade aos maranhenses. Portanto, empresários das demais regiões, aproveitem essa oportunidade ímpar e vão ao encontro da Caravana na cidade mais próxima.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>