Festejo de São Pedro terá segurança reforçada com quase 800 policiais

Foto Divulgação

Brincantes e público vão aproveitar o São João de Todos no festejo de São Pedro com tranquilidade e segurança. Planejamento organizado pelo Governo do Estado mobiliza todas as equipes da Polícia Militar com ações preventivas e, se necessário, repressivas, ao longo de toda a programação, nesta quinta-feira (29). As comemorações têm início na madrugada com o encontro dos grupos de bumba meu boi na capela de São Pedro, no bairro Madre Deus, e seguem ao longo do dia com missa campal e as procissões marítima e terrestre. Cerca de 780 militares estarão no evento, em parceria com diversos órgãos.

Vamos seguir o que temos organizado ao longo dos festejos juninos e manter o clima de paz e segurança que tem sido a marca na programação junina do Governo do Estado”, pontuou o comandante de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), coronel Pedro Ribeiro. Ele acrescenta que todas as equipes estão em campo e os trabalhos serão intensificados para as comemorações de São Pedro.

Pedro Ribeiro enfatiza a estratégia do sistema de Segurança Pública em trabalhar de forma integrada com todas as polícias, em festas deste porte. “Esse planejamento será adotado até o final das programações do período”, informa o coronel. O policiamento a pé se concentra na segurança do público participante da missa campal, nas apresentações de bumba meu boi e na procissão terrestre. Rondas de motos e viaturas também cobrem o local e entorno.

Equipes da Polícia Militar do 8º e 9º Batalhão vão fazer o policiamento a pé, em viaturas, motos e barreiras com apoio de efetivo da Cavalaria, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e Centro Tático Aéreo (CTA). O trabalho terá reforço da Capitania dos Portos do Maranhão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) também vai reforçar o trabalho para o festejo de São Pedro, informa o comandante da corporação, coronel Célio Roberto Araújo. “Todos os nossos grupamentos foram escalados para esse período, inclusive convocamos os oficiais e administrativos, que prosseguem para cobertura do São Marçal, outro grande e tradicional evento que requer todo o aparato. Sempre mantemos a totalidade das equipes em períodos com este fluxo intenso de pessoas e eventos”, enfatiza o comandante.

Entre os casos mais comuns atendidos pelos Bombeiros estão: coma alcoólico, ferimentos por vidro e outros objetos cortantes, atendimento a vítimas de incidentes. Segundo o comandante, são ocorrências comuns em ambientes com um grande fluxo de pessoas e envolvendo bebidas alcoólicas, mas, que as equipes têm conseguido contornar com o planejamento de segurança. “Observamos a queda no número de ocorrências, a cada novo evento, desde o primeiro ano deste Governo e isso se deve à presença forte da Segurança e de suas equipes policiais. Que tenhamos mais um festejo seguro e de paz”, enfatizou o comandante dos Bombeiros, Célio Roberto. Serão 180 bombeiros destacados para as missões em viaturas de incêndio, ambulâncias e na contenção de ocorrências.

O planejamento se estende aos festejos de São Marçal, no João Paulo, na sexta-feira (30), onde um posto da Polícia Militar será instalado para atendimento direto ao público. O objetivo é prevenir brigas, furtos e evitar a permanência de pessoas com garrafas de vidro e objetos cortantes. Equipes da Polícia Militar do 8º e 9º Batalhão vão fazer o policiamento a pé, em viaturas, motos e barreiras com apoio de efetivo da Cavalaria, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Centro Tático Aéreo (CTA). As ações contam ainda com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh) com a Blitz Urbana; e Capitania dos Portos do Maranhão.

Ação parceira

Todo o trabalho de policiamento foi planejado com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em reuniões que antecederam as programações do ‘São João de Todos’. “Estamos trabalhando coesos para que a programação junina seja executada conforme o planejamento e que o público tenha toda a tranquilidade para aproveitar com seus familiares e amigos. E assim tem sido e temos tido todo o apoio da Segurança Pública neste decorrer de atividades”, afirmou o titular da pasta, Diego Galdino.

As festas para o São Pedro iniciam ainda na madrugada do dia 29 de junho, no largo da Capela de São Pedro, bairro da Madre Deus, com o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi, a partir das 21h. O evento se estende ao longo do dia com a realização de missa campal, procissão marítima que está prevista pela Capitania dos Portos para o período da manhã. A procissão sai da Rampa Campos Melo, no Cais da Praia Grande. Logo após, procissão terrestre, onde os devotos caminham com a imagem do santo retornando à capela.

2 comentários em “Festejo de São Pedro terá segurança reforçada com quase 800 policiais”

  1. Thamires

    7 anos atrás  

    O festejo de São Pedro foi lindo e com muita segurança!!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>