Seduc abre oportunidades de estágio para alunos do Ensino Médio

Secretário Felipe Camarão, Tatiana Pereira e representantes do CIEE (Foto: Lauro Vasconcelos)

Estudantes do Ensino Médio agora podem estagiar em órgãos públicos e empresas privadas atuantes no Estado. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou, nesta quinta-feira (18), um Termo de Cooperação Técnico com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que possibilita a realização de Estágio não-obrigatório a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual.

No dia 8 de março deste ano, o governador Flávio Dino assinou o decreto nº 32.685, que regulamenta o processo de estágio não-obrigatório para estudantes do ensino médio regular e da educação técnica profissional, regularmente matriculados em escolas da Rede Pública Estadual do Maranhão.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esta é uma ação articulada por vários órgãos do Governo do Maranhão, que trabalharam em conjunto para a regulamentação do estágio para estudantes da rede pública estadual. “O estágio é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho. Ao regulamentar a sua oferta, o governador Flávio Dino demonstra seu compromisso com os adolescentes e jovens maranhenses, agindo de forma que os estudantes possam de fato aplicar os conhecimentos adquiridos na formação escolar no mercado de trabalho, com atividades, horários e acompanhamento necessário ao seu desenvolvimento”, destacou o secretário.

O Maranhão era único estado brasileiro que ainda não tinha a sua lei estadual de estágio para estudantes do ensino médio da rede pública estadual regulamentada. Raphaele Fernandes representou o CIEE na assinatura do termo de cooperação que possibilita o Centro recrutar estudantes para a prática de estágio em empresas privadas e órgãos públicos no Estado. Ela, que é supervisora de estágio da Unidade de Operação do CIEE no Maranhão, explica que ao logo de oito anos, milhares de vagas deixaram de ser preenchidas no estado, devido a sua não regulamentação anteriormente.

“Estamos retomando depois de oito anos a parceria com o Governo, com a Secretaria de Educação autorizando novamente o estágio de nível médio no Maranhão. Isso vai proporcionar para todos os jovens que estão cursando o nível médio, oportunidades de estágio, o que ajuda inclusive na diminuição da evasão escolar, porque para estagiar o estudante tem que estar obrigatoriamente matriculado. Além de ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho, se profissionalizar mais cedo e entender a carreira profissional”, declarou.

Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a formalização do processo de estágio é um importante avanço do Governo do Maranhão. “Com a estruturação do estágio no ensino médio, o Governo consegue dar mais oportunidades aos estudantes maranhenses. As empresas privadas, assim como os órgãos públicos, poderão fazer com os estudantes tenham a perspectiva profissional iniciada, e possam enxergar que nas escolas públicas há um conjunto muito rico de estudantes com grande potencial. O governador Flávio Dino dá um passo importante em instituir o decreto. É singular, porque você cria oportunidade e cria caminhos de vida diferentes para muitos jovens e adolescentes do Maranhão”, afirmou.

Os estudantes interessados em participar de estágio, devem se inscrever no CIEE, por meio do site da instituição ou presencialmente. O CIEE fica localizado em São Luís na Rua dos Bicudos, 2, Renascença II.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>