CTA descentraliza bases e Presidente Dutra será a 1ª cidade contemplada

Presidente Dutra recebrá primeira base do CTA
Presidente Dutra recebrá primeira base do CTA

A população do município de Presidente Dutra e região terá um grande reforço nas áreas de saúde e segurança pública. A cidade será contemplada com uma base do Centro Tático Aéreo (CTA), grupamento que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e utiliza aeronaves em operações policiais e de salvamento.

A implantação da base no município faz parte do programa de descentralização do CTA, executado pelo Governo do Estado, e que será ampliado para outras regiões. A base vai atender Presidente Dutra e mais 74 municípios adjacentes, alcançando, diretamente, mais de 2,3 milhões de pessoas.

Em visita a Presidente Dutra, o governador Flávio Dino anunciou a novidade e garantiu que até o final do ano a Região Central do Maranhão contará com os serviços do Centro. “Desde o ano passado eu estou sonhando em colocar uma base do CTA para atender essa região. Porque só tem em São Luís, não tem em outra cidade do Maranhão”, disse.

Para Flávio Dino, o CTA cumpre um papel fundamental em dois serviços: saúde e segurança pública. O Centro vai funcionar com estrutura aeromédica, que vai garantir maior agilidade nos atendimentos de urgência e emergência para salvar mais vidas. Além disso, as Forças de Segurança do Estado ganharão um reforço aéreo, o que otimizará as ocorrências policiais mais graves. “O CTA em Presidente Dutra funcionará 24h por dia e sete dias por semana”, completou o governador.

A estrutura do CTA de Presidente Dutra será a primeira base avançada descentralizada do Maranhão. Será construída em uma área de cerca de sete mil metros quadrados, nas proximidades do aeroporto da localidade. Contará com amplo hangar que terá acomodação de aeronaves, equipes de mecânicos, reserva de armamentos e caminhão de combustível; e ainda, instalações para departamentos administrativos, alojamentos e demais dependências para a permanência das equipes policiais. O prédio terá um heliporto com iluminação adequada para a atividade aérea. Para o atendimento, além do efetivo militar, sendo alguns com formação também na área de saúde, o grupamento terá duas aeronaves – um helicóptero e um avião, dotados de alta tecnologia.

O diretor do CTA do Maranhão, coronel Ismael de Souza Fonseca, enfatiza as potencialidades do município para receber uma base fixa do CTA. Além da localização – na região central do Estado – tem ainda como benefício o fato de já possuir uma pista de pouso, que vai receber iluminação para que passe a ter as condições de voo noturno, possibilitando atendimento 24 horas. “A posição do município é estratégica e quando foi pensado um lugar para esta nova base do grupamento, a cidade, também pela sua abrangência de população, se mostrou totalmente viável”, avalia o diretor do CTA.

As equipes do CTA são formadas por efetivo das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, que atuam de forma integrada e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O efetivo tem capacidade para atender ocorrência até o nível de alta complexidade, a exemplo de acidentes em BRs e MAs, locais de difícil acesso e salvamentos em mar.

“Com essa base estrategicamente posicionada, teremos um aéreo médico mais rápido e presente naquela região e entorno, tornando possível atendermos com melhores condições e em tempo hábil as missões de resgate, e, assim, salvarmos muito mais vidas”, ressalta o diretor do CTA, coronel Ismael Souza. A previsão é que a base esteja em operação até o final de 2017.

Descentralização do CTA

O Governo do Estado tem planos de implantar outro ponto descentralizado do CTA em Imperatriz, cuja estrutura está prevista para ser montada no quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo é que a base atenda a demanda local e das demais cidades da Região Tocantina.

As duas localidades foram as primeiras selecionadas por serem pontos estratégicos para expansão dos trabalhos do CTA. O grupamento possui base em São Luís, e, atualmente, sua estrutura conta com três helicópteros, dois aviões e 89 profissionais, entre operadores, pilotos, mecânicos e apoio administrativo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>