Felipe Camarão debate sobre reforma do Ensino Médio e PEC que limita gastos

No Ifma, secretário Felipe Camarão participa de roda de conversa sobre reforma do Ensino Médio
No Ifma, secretário Felipe Camarão participa de roda de conversa sobre reforma do Ensino Médio

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve nesta sexta-feira (25), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma/Campus Maracanã), para participar de uma roda de conversa com estudantes e profissionais da instituição sobre a Reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP) n° 746/2016 e, também, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita gastos públicos.

Durante a conversa, o secretário fez uma análise da reforma do Ensino Médio, pontuando as principais mudanças propostas pela MP 746 e pela PEC 55, que tem provocado debates, manifestações e críticas por todo país. O secretário falou um pouco sobre como o Estado do Maranhão vem trabalhando em prol da Educação e elencou as políticas públicas que estão em desenvolvimento, com o objetivo de melhorar os índices educacionais do Maranhão.

“Participo de momentos como este, pois acredito plenamente que o debate é fundamental, principalmente sobre medidas como estas que terão um enorme impacto na vida da população brasileira. A escola é o espaço de formar ideias, portanto nada melhor que discuti-las neste ambiente. O debate embasa os alunos para que possam questionar, refletir e discutir”, destacou o secretario, durante sua explanação sobre as propostas, suas implicações jurídicas e seus impactos.

A diretora geral do Campus, Lucimeire Amorim Castro, classificou a roda de conversa como propositiva para estudantes e professores. “Debate superinteressante, pela simplicidade e clareza do secretário, que de forma didática esclareceu sobre essas questões que estão levando à ocupação de muitas escolas por estudantes, com é o nosso caso”, disse.

“O Brasil está passando por um momento inédito. E sabemos que os protagonistas somos nós. Então de fato temos que debater, conhecer. Nesse período que ocupamos nossa escola, eu já aprendi muito sobre democracia, sobre meus direitos. É importante estarmos aqui, discutirmos e termos entendimento de tudo que está acontecendo”, ressaltou o estudante do 1º ano do curso técnico de meio ambiente, Igor Gabriel.

Para Mateus Batista, aluno do 3º período do curso de licenciatura em Ciências Agrárias, todos só têm a ganhar com o debate. “Convidamos ele para participar aqui e debater em nossa ocupação porque é alguém que está por dentro da conjuntura, faz parte do governo e, portanto, é uma influência nesse processo discussão, principalmente sobre a reforma do ensino médio. Sabemos que tanto a PEC como a MP causarão impacto na educação do Estado e nós tínhamos algumas dúvidas sobre como será esse impacto e como será a atuação do Estado frente a estas questões”, falou.

Fortalecimento do diálogo

Durante esta semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu duas audiências públicas, em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE), para discutir e analisar com professores, gestores educacionais, estudantes, entidades e instituições ligadas à educação, a medida provisória do Governo Federal de reestruturação do ensino médio, que gerou debates e manifestações por todo país. Além da participação de diversos representantes do governo, que tem contribuído com os debates que estão sendo realizados nas escolas sobre o assunto.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>