Eleições 2016: ministros do TSE e da Defesa definem estratégias de segurança

Presidente do TSE em vistoria à escola Darcy Ribeiro, que já está sendo recuperada
Presidente do TSE em vistoria à escola Darcy Ribeiro, que já está sendo recuperada

“A população não compactua com essas ações. Estão aproveitando essa janela eleitoral para contaminar todo o ambiente. Nossa presença hoje, aqui, traduz a preocupação da Justiça Eleitoral e presta a devida solidariedade ao Estado do Maranhão”, destacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, ao lado do governador Flávio Dino e do ministro da Defesa, Raul Jungmann, na tarde deste sábado (1º), no Palácio dos Leões. Na ocasião, o ministro e demais autoridades presentes concederam entrevista coletiva à imprensa sobre as estratégias de segurança para este período eleitoral.

O governador Flávio Dino pontuou o prejuízo da disseminação de informações erradas sobre atos violentos e destacou que difundir boatos dá aos grupos criminosos o poder que eles não têm. “A população pode ajudar o Estado na fiscalização. Pedimos que a ameaça, a compra de votos e outros crimes, eleitorais ou não neste período sejam denunciadas para que tenhamos uma grande festa democrática neste domingo”, reiterou Dino.

O ministro do TSE reforçou apoio ao Governo do Estado para que seja garantido o direito democrático do voto aos cidadãos maranhenses. Gilmar Mendes destacou que apesar dos casos de violência que têm marcado a campanha eleitoral em várias cidades do Brasil, as eleições serão de paz. “Estamos reforçando a segurança para garantir as eleições. Que a população circule em paz, para um pleito sem maiores tumultos”, enfatizou Gilmar Mendes.

O ministro da Defesa explicou que uma força-tarefa foi montada pelo Governo Federal para auxiliar o Governo do Estado na garantia de eleições tranquilas em várias cidades do Maranhão. “São 560 homens assegurando a votação em São Luís, além de 1380 garantindo o pleito no interior do Estado. Disponibilizamos reforço na segurança para assegurar a votação em 53 cidades do Maranhão“, enfatizou Jungmann.

Encerrada a reunião, o governador apresentou ao ministro as estratégias de planejamento executadas em conjunto com a Prefeitura de São Luís e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) para assegurar uma eleição sem incidentes. A comitiva visitou a UEB Darcy Ribeiro, na Avenida dos Africanos, bairro Sacavém, que foi alvo de atos de vandalismo. Na ala do Jardim de Infância da unidade vai funcionar duas seções eleitorais.

“Tomamos medidas adequadas para garantir que a votação transcorra de maneira tranquila. Identificamos que ordens para esses atos criminosos partiram de dentro dos presídios e para que não haja nenhum foco de problema no sistema, fizemos uma intervenção que isolou cerca de 50 presos e remanejamentos internos”, enumerou o governador do Maranhão. As eleições serão neste domingo, 2, iniciando às 8h e encerrando às 17 horas. A previsão do TRE-MA é que até as 19h já se saiba todos os resultados das votações.

A comitiva teve presença, ainda, do secretário-geral da Presidência do TSE, Luciano Fuck, dos secretários de Estado Antônio Nunes (Segov), Marcelo Tavares (Casa Civil), Jefferson Portela ( Segurança), Murilo Andrade (Administração Penitenciária), além do delegado-geral, Lawrence de Mello, do coronel Frederico Pereira, do coronel Célio Roberto, e do tenente-coronel Leite.

Eleição segura

O Governo do Maranhão destacou 7,5 mil policiais para garantir uma eleição tranquila. As equipes estão distribuídas nos 217 municípios maranhenses, sendo o reforço mais intensivo em cidades com registro de atos violentos. Completam a equipe força-tarefa efetivo da Guarda Municipal e das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. O trabalho inclui monitoramento de pontos suspeitos, abordagens a veículos e pessoas, rondas nas ruas, terminais de integração e locais onde há sessões de votação.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>