Candidato em Pindaré-Mirim, Henrique Salgado responde ao Blog…

Henrique Salgado, candidato
Henrique Salgado, candidato

Exercendo meu direito de resposta, venho através deste, me manifestar quanto à publicação da matéria “Pindaré-Mirim: já condenado, Henrique Salgado pode ser rejeitado no TRE” na qual foram divulgadas inverdades sobre minha pessoa.

É com consternação e completa revolta que me deparei com a referida matéria publicada no Blog na manhã de hoje, pela qual deixo claro meu repúdio.

A bem da verdade, não incide sobre minha pessoa a inelegibilidade retratada na matéria, pela suposta prática de abuso de poder de autoridade no pleito de 2012.

Esclareço que, o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), ao contrário do que a matéria sugere, afastou por completo qualquer argumento nesse sentido, me absolvendo na temerária demanda proposta contra mim, consistente em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, após a apresentação do recurso cabível (embargos de declaração) nos autos do Recurso Eleitoral 235-30/2012, em decisão publicada no DJ nº 126 de 08/07/2014 às fls. 3 (Acórdão nº 16.882).

Pontuo que o TRE/MA reformou assim decisão do juízo da 43ª zona eleitoral, que havia atribuído inelegibilidade à minha pessoa na época, estabelecendo minha inocência, ficando na ocasião enfatizada a total ausência de provas sobre a conduta narrada na desastrosa ação, de modo que foi definitivamente afastada qualquer inelegibilidade.

Destaco ainda, que a decisão do Egrégio Tribunal na qual consagrei-me vencedor transitou em julgado desde o dia 18 de julho de 2014, constituindo coisa julgada, de modo que, frise-se, não há nenhum empecilho a minha elegibilidade!

Tanto que trago, na oportunidade, para comprovar o que aqui alego, junto a esta resposta, a decisão dos embargos de declaração que afastou a inelegibilidade em comento, bem como Certidão de Quitação Eleitoral que se destina a atestar, conforme disciplinado pelo §7º do art. 11 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) a plenitude do gozo dos meus direitos políticos.

Certidão
Certidão

Não há, portanto, qualquer restrição quanto aos meus direitos políticos ou qualquer inelegibilidade a mim imposta. Tanto que tive a candidatura recentemente deferida pelo do juízo da 43ª zona eleitoral em Pindaré-Mirim.

Um absurdo contra a própria Justiça Eleitoral, portanto, tais ilações lançadas no Blog.

Acredito que a matéria inverídica a que me direciono adveio de indução a erro deste nobre jornalista, através de ato covarde de quem comigo disputa as eleições majoritárias de 2016.

No entanto, espero que seja por meio desta nota devidamente resposta a realidade dos fatos.

Henrique Salgado

3 comentários em “Candidato em Pindaré-Mirim, Henrique Salgado responde ao Blog…”

  1. Zilda

    8 anos atrás  

    Nao sabia q o jornalista postaria uma nota q ao menos nao se deu ao trabalho de investigar, sera q é tao inocente ao ponto de se deixar levar por outras pessoas, ou sera q o entao candidato H S aproveitou o ensejo para jogar a culpa em seu adversario?

  2. Alex Moreira

    8 anos atrás  

    Amigo Blogueiro!

    Ainda bem que temos a imprensa pra denunciar estas manobras duvidosas. Eu mesmo fico a pensar, será que as coisas erradas acontecem e ninguém toma uma providência?
    Não entendo como o Juiz da minha cidade, que responde pela Comarca de Pindaré Mirim interinamente, deferiu a candidatura deste Moço.
    Uma pessoa que cometeu diversos crimes de responsabilidade e de improbidade administrativa quando prefeito, com vários processos do Ministério Público em sua mesa pedindo o indeferimento da sua candidatura possa passar incólume pela vista do nosso Judiciário.
    Infelizmente isso nos deixa desacreditado com as instituições.
    Porque o povo comenta aqui na cidade que ele tem seus poderes dentro da própria justiça.
    Como cidadão que preza pela ética e limpidez, não só na política, mais em todas as instâncias da vida, gostaria que a Justiça Eleitoral do Maranhão olhasse com muito critério e clareza para esse caso e julgasse com mérito todos os seus processos para fazer jus ao cidadão que merece respeito e dignidade.
    O ex-prefeito Henrique Salgado tem uma vasta lista de processos correndo na Justiça do Maranhão e até agora nada de decisão condenatória destes processos contra sua pessoa, e o pior, com a morosidade e conivência da justiça ele se enche do direito de ser candidato e até mesmo ganhar uma eleição e ficar imune aí por mais uns anos. Pra ser mais preciso, são trinta e nove processos que esse desatinado responde na justiça. Muitos deles, crimes de arrepiar, como sacar dinheiro do Instituto dos Servidores Públicos do Município para bancar suas necessidades. Outro exemplo, cobrar dinheiro dos alunos que se capacitavam no PROEB, onde ele mesmo quando era prefeito assinou um contrato com a UFMA e não poderia cobrar dos alunos, mas o fez.
    O que se espera da justiça é que faça justiça, porque só assim o cidadão pode acreditar nas suas instituições livres e transparentes.
    Como morador de Pindaré, espero Justiça do TRE.
    Obrigado Blogueiro por lembrar muito bem este caso, você está contribuindo para edificar a bandeira da moralidade e da civilidade.

  3. Florindo Júnior

    8 anos atrás  

    O homem é bom o homem é espetacular!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>