OPINIÃO: sobre o arquivamento de um dos inquéritos contra Edison Lobão…

Foto Reprodução
Foto Reprodução

Por Sérgio Muniz

Sempre afirmei aqui minha desconfiança com os rumos dados à investigação da Lava Jato e principalmente minha preocupação com a credibilidade exorbitante dada às delações premiadas.

Tecnicamente não nego a importância do meio, mas não posso aceitar como jurista a utilização que lhe vem sendo dada, notadamente em virtude do misterioso vazamento de etapas da investigação para a mídia, a qual vem dando maior destaque a estas do que aos fatos verdadeiramente comprovados, causando assim enorme prejuízo à imagem das pessoas tidas por envolvidas.

De tudo, fica a pergunta inevitável: a quem interessa esse ataque constante à imagem de certas pessoas?

Sem adentrar em minhas convicções a respeito – sim, tenho convicção sobre a inclusão dos Maranhenses -, tenho que a forma como se tem chegado a certas informações macula todo o processo.

Com efeito, você colocar um cidadão em uma cela de 3 X 3 com uma cama de concreto recoberta por um colchão de 3 dedos de espessura e dentro desse espaço um banheiro com vaso sanitário fixado no chão na altura do piso separado da cama por uma meia parede e ali o manter preso por mais que 30 dias faz com que qualquer um diga qualquer coisa, bastando para tanto a simples promessa de ser dali retirado o mais rápido possível ou ter qualquer benefício que torne menos torturante o dia a dia. Se a descrição não for igual me perdoem, mas chega bem próximo.

Hoje pela manhã tomei conhecimento pela imprensa que o Douto Procurador Geral da República pediu o arquivamento de mais um inquérito aberto para investigar o Senador e ex-Ministro das Minas e Energia Edison Lobão por suposto recebimento de propina. Nunca tive dúvida que esse seria o destino da investigação. Qualquer um que tenha tido oportunidade de conversar por 5 minutos que fosse com o Senador saberia que isto não seria possível ante sua seriedade e firmeza de caráter.

Infelizmente boa parte da imprensa nacional não deu a este desfecho o mesmo destaque que deu às delações todas as vezes que ocorreram. De parabéns o Blog do Minard que mais uma vez, com isenção e profissionalismo, trouxe a informação ao Povo do Maranhão.

Sérgio Muniz, advogado

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>