Festança Junina é prorrogada em três arraiais de São Luís; confira os detalhes

Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino
Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino

O desfile de matracas e pandeirões juninos farão a alegria dos brincantes em mais dois dias de evento. Resultado do grande sucesso de público do ‘São João de Todos’, organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a festança se estende na sexta (1°) e sábado (2) de julho. No período, os arraiais Mestre Marcelino, na Praça Nauro Machado, Donato Alves, no Ipem, e Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, estarão em atividade com diversas atrações, brincadeiras e shows de artistas maranhenses.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, a população que tem lotado os arraiais vai poder curtir mais este fim de semana de festejos. Galdino pontua a significância da celebração para o Estado. “Nosso São João é um dos mais belos do país e temos todos os motivos para comemorar. Queremos contemplar o cidadão ludovicense com mais dois dias de uma festa alegre, variada em atrações e onde as famílias podem se divertir com segurança”, ressaltou.

Um dos pontos fortes da programação do ‘São João de Todos’ é a participação do público que vem comparecendo em todos os espaços de celebração junina. A reunião de famílias foi a tônica do período. A presença de crianças e idosos também marca a festança nos arraiais oficiais do Governo do Estado. “É uma verdadeira reunião de famílias e todas as faixas etárias. Nos traz muita felicidade ter realizado um evento com toda a estrutura para a população”, pontuou o titular da Sectur.

Os dias a mais de festejo influirão positivamente nas áreas do turismo e economia local, ressalta Galdino. Para o turista, a oportunidade de esticar a estada na capital e consumir os produtos típicos da culinária e artesanato maranhense. É um impulso para o comércio, que será movimentando no entorno dos arraiais, a exemplo dos demais dias de circuito. “É mais um momento para fomentarmos a produção local e evidenciar o que o Maranhão tem de melhor, que é a sua cultura e a sua gente”, avaliou Diego Galdino.

Para a segurança do período extra de festas o mesmo aparato dispensado nos festejos regulares e que culminou com um São João tranquilo e sem ocorrências graves. “O planejamento estratégico para o período surtiu o efeito desejado com a garantia da segurança para o público”, disse o titular da Sectur. O policiamento está preparado e devidamente equipado para atender às ocorrências e também para orientar o público.

Na Praça Nauro Machado, além do efetivo regular, uma equipe da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) vai fazer a segurança no local. Este efetivo tem domínio de diversos idiomas e treinamento específico para atender turistas e também o público local. No local, o público conta, ainda, com posto fixo da Polícia Militar, funcionando 24 horas. “Estamos com o policiamento a postos para atender ludovicenses e quem vier curtir mais esses dias de festejos de São João”, concluiu Diego Galdino.

São João

O período junino oficial em São Luís teve início dia 17 deste mês, em quatro arraiais principais e mais 10 festejos nos Vivas dos bairros. Os espaços ofereceram ao público uma vasta programação com mais de 300 atrações, entre shows musicais e apresentações de brincadeiras do período. Somado a estes, o comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense. O governo também apoiou os festejos em alguns bairros, marcando um ‘São João de Todos’ e para todos, como o próprio nome do festejo.

São Marçal

O maior encontro de grupos de Bumba Boi do Maranhão, o Dia de São Marçal, comemorado nesta quinta-feira (30), vai reunir centenas de brincadeiras para reverenciar o santo. “Esse dia é do São Marçal, é para que os grupos de matraca e zabumba possam fazer suas reverências e toda a população deve se fazer presente neste momento único do São João maranhense”, enfatiza Diego Galdino. Por ocasião destas comemorações os arraiais oficiais do Governo do Estado não terão atividade.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>