CRISE NO TJ! Cleones Cunha representa José Jorge no CNJ por causa de cartório

Juiz José Jorge Figueiredo e o Des. Cleones Cunha
Juiz José Jorge Figueiredo e o Des. Cleones Cunha

O clima é de guerra no Tribunal de Justiça do Maranhão. O presidente Cleones Carvalho Cunha denunciou um membro da própria corte ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cleones Cunha fez uma representação contra o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos, que está ocupando temporariamente o cargo de desembargador, após o afastamento de Jaime Ferreira que deverá retornar no prazo máximo de dois meses, quando acaba sua punição no CNJ.

O presidente do TJ representou José Jorge por causa do Cartório do 1° Ofício de São Luís, que era comandado por Ricardo Gonçalves – afastado por uma decisão da ministra-corregedora Nancy Andrighi.

Tudo começou por que Cleones mandou um ofício para corregedora contra Ricardo, alegando que o tabelião como interino no cartório não estava obedecendo o teto de remuneração do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na época, José Jorge Figueiredo, como juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, permitiu que Ricardo Gonçalves não obedecesse o teto – como é permitido somente para quem é titular de um cartório.

Por conta disso, Cleones Cunha mandou abrir processo disciplinar contra Figueiredo por desobedecer a resolução do CNJ. E como coordenador geral da Corregedoria Nacional de Justiça, o presidente do TJ ainda conseguiu um despacho de próprio punho – conforme o documento mostra abaixo, da ministra Nancy contra a decisão de José Jorge.

Isso gerou uma grande crise no Tribunal de Justiça. A representação de Cleones Cunha deixou o desembargador José Joaquim Figueiredo revoltado. Ele é irmão de José Jorge, que poderá ser afastado do cargo de juiz.

A briga interna dividiu o poder Judiciário.

Veja aqui o processo que onde a ministra determinou a abertura contra José Jorge diante do requerimento do Des. Cleones Cunha (1) 

Veja aqui o processo que onde a ministra determinou a abertura contra José Jorge diante do requerimento do Des. Cleones Cunha (2) 

Em tempo: no documento abaixo feito de próprio punho pela ministra, observa-se que o despacho foi feito no mesmo dia em que o presidente do Tribunal de Justiça encaminhou o documento.

Foto reprodução: Blog do Luis Pablo
Foto reprodução: Blog do Luis Pablo

Do Blog do Luis Pablo

1 comentários em “CRISE NO TJ! Cleones Cunha representa José Jorge no CNJ por causa de cartório”

  1. rola um guerra entre desembargador Paulo velten eos desembargadores ele vive arotando que é intocável pois é amigo pessoal de nicolao dino

    8 anos atrás  

    O que se ouve nos corredores do tj e que Desembargador Paulo velten jugal todos os processos a favor do estado isso gerou uma verdadeira guerra entre eles ele vem se achando o intocavel pois como ele msm emche a boca pra dizer que foi aluno do irmao de flavio dino e que deve muito a ele.minard se qué e um blogueiro serio e é esta com a verdade é vai publicar meu comentário

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>