A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM 3) colocou a partir de sexta-feira (29), em funcionamento 24 horas, a barreira policial do posto fiscal da Estiva, principal entrada e saída de São Luís.
A instalação faz parte das várias ações desencadeadas pela PMMA na luta contra a criminalidade. Na ocasião, o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Frederico Gomes Pereira e o comandante do CPAM 3, coronel Egídio Augusto Amaral Soares estiveram presentes firmando mais um compromisso com a sociedade maranhense.
O Blog conversou com o Coronel Egídio sobre essa importante iniciativa do CPAM 3, uma vez que a barreira localizada na Estiva não funcionava em regime de plantão desde a década de 80. O local também passou um longo tempo desativado vindo a ser reaberto há cerca de 10 meses atrás quando passou a funcionar com uma escala elaborada pelo oficial.
“A partir de agora a barreira vai funcionar 24 HORAS com força total e terá a fiscalização de um oficial da PM, pois nessa região, entrada da cidade, circulam cerca de 700 veículos por hora. A barreira então, é ponto estratégico para PM uma vez que há um presidio próximo onde várias ocorrências graves já foram registradas”, relata Coronel Egídio.
De acordo com o oficial alguns obstáculos colocados na barreira vão facilitar a abordagem a motoristas, motociclistas, passageiros em coletivos e vans, além de pessoas em atitudes suspeitas, e proteger o policial obrigando o condutor a reduzir a velocidade até parar para se identificar.
O principal objetivo é atuar na entrada e saída da Grande São Luís com o intuito de apreender armas, munições, veículos roubados e drogas. Vale ressaltar que as ocorrências de trânsito serão encaminhadas para Polícia Rodoviária Federal.
O oficial informou ainda, que além da barreira, os policiais do 21º BPM também realizam incursões nos bairros que ficam no entorno a BR 135 e em pontos específicos para inibir a ação de crimes e, com isso, reduzir os índices de criminalidade na região.
“É importante a presença da PM na localidade como ponto de apoio à comunidade. Com equipes de plantão no local quem precisar de atendimento pode chamar pois teremos viaturas 24 horas para atender a demanda não só na barreira, mas em todo o entorno”, conclui Coronel Egídio, comandante do CPAM 3.
Veja a entrevista com o oficial:
1Cpl-ccob José Soares
9 anos atrás
Este trabalho, é muito importante naquela localidade, é necessário, tanto pela sua situação estratégica, como em benefício para a população da região… parabens ao Comando pmma. Esperamos que de fato seja permanente.
Fabiano Dias
9 anos atrás
Moro no local, e é a entrada de São Luiz sim, acho que com um privilégio desses, o bairro deveria ser melhor do que , pois só quem mora, sabe o que sofre.