SÃO LUÍS: Lançado edital de licitação do Sistema de Transporte Público

A licitação traz benefícios como a quebra de monopólio e a substituição imediata de cerca de 200 coletivos
A licitação traz benefícios como a quebra de monopólio e a substituição imediata de cerca de 200 coletivos

A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta segunda-feira, o lançamento do edital de licitação do Sistema de Transporte Público de São Luís. O evento realizado na sede da prefeitura contou com a presença do prefeito Edvaldo Holanda Júnior e o secretário municipal de trânsito e transporte (SMTT), Canindé Barros,  além de outras autoridades.

Com o edital, a prefeitura abriu espaço de livre concorrência para que empresas possam administrar a sistema de transporte público na capital maranhense. O atual sistema de transporte da cidade conta com 27 empresas e 874 ônibus, com 168 linhas, atendendo aproximadamente 550 mil usuários, com estimativa de 6,4 mil viagens diariamente.

A gestão municipal aponta que a licitação traz benefícios como a quebra de monopólio e a substituição imediata de cerca de 200 coletivos.

De acordo com o secretário da SMTT, para chegar até o edital de licitação a prefeitura teve que percorrer um longo caminho. Pois muitas etapas tiveram que ser cumprida desde a bilhetagem eletrônica até o Bilhete Único. “A população não acreditava que este edital de licitação iria sair. Mas para chegarmos aqui teve que haver uma implementação e requalificação da bilhetagem eletrônica, recarga embarcada e bilhete único. Essa licitação vai ser o diferencial para o transporte coletivo em São Luís”, ressaltou.

O novo sistema contempla as funcionalidades já existentes, como o Bilhete Único de Integração Temporal e a recarga embarcada e a biometria facial (que combate as fraudes no uso dos benefício de meia passagem e gratuidade), além da substituição imediata de cerca de 200 ônibus com idade fora da média recomendada pelo edital; acessibilidade em toda a frota; inserção, no sistema, de ônibus biarticulado; substituição gradativa da frota convencional por ônibus com ar-condicionado, com 180 climatizados já no primeiro ano de vigência do contrato.

Um comentário em “SÃO LUÍS: Lançado edital de licitação do Sistema de Transporte Público”

  1. Fefé

    8 anos atrás  

    Vou já soltar uma caixa de foguetes por isso….
    Esse palhaço está a serviço dos empresários pra ajudar na campanha dele de novo todo mundo sabe e ainda deu aquele aumento cretino na tarifa em plena semana santa. Que Deus te castigue prefeito de H.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>