Chegou o dia ‘D’ de mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti‏

Dia D de combate ao Aedes Aegypti‏
Dia D de combate ao Aedes Aegypti‏

O governador Flávio Dino, ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, e do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, participam neste sábado (13), na capital, do dia de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do zika vírus. A ação está sendo realizada em 353 municípios brasileiros, atendendo a uma convocação da presidenta Dilma Rousseff.

No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições que integram o Comitê Interinstitucional de Combate ao mosquito no Estado, realizaram o ‘Sábado da Faxina’.

Os bairros São Francisco e Ilhinha foram escolhidos para a abertura da mobilização por apresentarem alto risco de infestação do mosquito, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). Durante toda a manhã deste sábado os moradores receberam ações conjuntas do poder público.

Mais de 8 mil imóveis estão sendo visitados por 286 agentes de endemias e 48 supervisores de campo do município de São Luís, acompanhados de 376 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha;e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Cerca de 850 profissionais integrarão três equipes – uma atuam na Ilhinha, e as outras duas cobriram todo o bairro São Francisco. Além das ações de visitação das casas e repasse de informações à população, carros de aplicação de inseticidas Ultra Baixo Volume (UBV) da SES foram destacados para a área da mobilização.

Houve também a operação ‘Bota Fora’, onde dois caminhões da Semosp recolheram entulhos dos quintais dos moradores, fazendo o descarte adequado e evitando possíveis locais de proliferação do mosquito.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>