Josimar de Maranhãozinho faz apelo em defesa dos recursos hídricos do Estado

Deputado Josimar de Maranhãozinho
Deputado Josimar de Maranhãozinho

Em pronunciamento na na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho saiu em defesa da recuperação e preservação das nascentes de águas dos rios, riachos, ribeirões e córregos.

Logo de início ele agradeceu a casa pela aprovação do Projeto de Lei nº 117/2015 da sua autoria que institui as diretrizes para o Programa de Identificação, Catalogação, Recuperação e Preservação das Nascentes de Águas, dos Rios, Riachos, Ribeirões e Córregos.

“Eu peço a sensibilidade do Governador para esse assunto, pois ainda é tempo, em um futuro bem próximo pode ser que a natureza não mais permita. Sei que é um investimento alto, mas para alcançarmos o êxito e a qualidade teremos que pagar o preço e é um preço pela vida, pois água potável é vida”, argumentou o parlamentar.

Quando prefeito em Maranhãozinho no primeiro mandato em 2005, Josimar fez um estudo dos recursos hídricos do município. Naquele ano era possível cavar um poço com capacidade de vasão de 20 mil litros/hora com 150 metros de profundidade. Hoje para se obter 12 mil litros/hora só é possível cavando um poço com cerca de 320 metros de profundidade.

O parlamentar alertou que só a preocupação dos gestores com o abastecimento das suas cidades não é o suficiente, é preciso cuidar das nascentes e mananciais. Finalizando ele cobrou do governador do estado um estudo geográfico com seriedade para evitar o desabastecimento em um curto prazo, ele citou ainda o exemplo de grandes cidades que sofrem com a falta d’água e o desabastecimento como São Paulo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>