Violência sexual cai 26% na Grande São Luís em 2015, aponta SSP

Mulher encontrada morta em um matagal ao lado de Pedrinhas em fevereiro deste ano
Mulher encontrada morta em um matagal ao lado de Pedrinhas em fevereiro deste ano

Relatório de Dados Comparativos Criminais da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) aponta a redução de 26% na taxa de violência sexual registrada na Grande São Luís entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 354 estupros na Região Metropolitana, número superior aos 261 computados pelo setor de Estatística e Análise Criminal de 2015.

A tendência de queda dos números da violência sexual repetiu-se no interior do Maranhão, onde o índice foi 21% menor que em 2014. O levantamento levou em conta cidades como Imperatriz, Açailândia, Balsas, Codó, Caxias e Timon.

O delegado geral de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, explica que a redução dos números da criminalidade é o reflexo de uma série de ações realizadas pela gestão do governador Flávio Dino. “Traçamos planos de enfrentamento da violência contra as mulheres, e um destes é o de treinamento de delegados e policiais para avançar no combate aos crimes em relação ao gênero. As ações da polícia resultam em responsabilização do agressor e em medida protetiva à cidadã”, ressaltou o policial.

A Polícia Civil tem acompanhado com mais proximidade e agilidade o atendimento às demandas das comunidades e também as investigações. Para Barros, a identificação do perfil dos agressores e das vítimas é essencial para o desempenho das ações da polícia. “ A nossa atuação partiu do princípio que grande parte do crime de violência contra a mulher está ligada a questões culturais e sociais. A remoção de mulheres envolvidas com o tráfico também foi um fator que contribuiu para a diminuição do crime.

A redução expressiva no número da violência sexual contra mulheres em São Luís e Região Metropolitana também é resultado de trabalho conjunto que está sendo realizado entre as forças policiais do Estado. A Polícia Militar está com planejamento mais eficiente, distribuindo o efetivo de forma mais adequada e reforçando os monitoramentos em pontos estratégicos e de maiores registros.

Outros números

O balanço do último mês demonstra também que o número de homicídios dolosos em São Luís caiu 18%. De 68 para 56 em outubro de 2015 em relação ao mesmo mês de 2014. Já no interior do estado, o indicador para o mesmo quesito marcou redução de 11%.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>