Valorização dos professores é prioridade no governo Flávio Dino

Governador Flávio Dino e a secretária de Educação, Áurea Prazeres
Governador Flávio Dino e a secretária de Educação, Áurea Prazeres

No grupo de realizações dos primeiros meses de governo Flávio Dino, as ações a favor da valorização da educação e dos profissionais ligados à ela, ganharam destaque.

Flávio Dino foi o primeiro governador a determinar 13% de aumento para os educadores no início deste ano, mesmo com a crise batendo as portas e a herança de dívidas e irresponsabilidade fiscal herdada do governo anterior.

O aumento dos professores, muito acima da inflação, foi possível porque o governo combateu desvios e improbidades lideradas por agentes ligados ao governo anterior.

Dino implantou reivindicações históricas dos professores, caso das progressões salariais para mais de 11 mil docentes. Reivindicação antiga que foi ignorada por governos passados.

Determinado a acabar com as escolas de taipa que viraram vergonha nacional para o Maranhão nos últimos anos, Dino lançou o programa Escola Digna e determinou que as primeiras obras fossem realizadas nos municípios com menor IDH do Estado.

A eleição direta para professores de escola, determinada pelo governador, marca uma revolução conceitual na estrutura de gestão, já que o grupo político que comandava o Palácio dos Leões transformou os líderes escolares em eternos cabos eleitorais de políticos ligados ao clã. Além de valorizar o cargo de diretor com eleição direta e democrática, Dino também garantiu melhorias salariais para os gestores escolares.

Há menos de dois anos, o governo do Estado era obrigado a frequentar o Ministério Público Estadual para explicar o abandono, a falta de professores e o sucateamento da rede estadual de ensino.

Agora, o cenário é outro. Professores, alunos e pais respiram aliviados com o novo cenário de valorização da educação no Estado.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>