Urbano Santos e a luta contra barracões-escola…

Escola inaugurada março no Povoado Bom Jesus
Escola inaugurada março no Povoado Bom Jesus

É de conhecimento público que em várias localidades do Maranhão ainda existem escolas que funcionam em condições precárias. Consciente disto, a atual administração de Urbano Santos vem, desde o início da gestão, lutando para reverter a situação de calamidade.

No levantamento realizado em janeiro de 2013 foram identificados 25 estabelecimentos de ensino sem quaisquer condições de funcionamento, os conhecidos ‘barracões’. Desde então, o plano de governo priorizou a instalação de estruturas dignas. Todas as escolas do município foram reformadas, seis novas foram construídas, cinco estão em construção e mais cinco foram aprovadas junto ao Governo Estadual, no âmbito do programa Escola Digna.

A gestão municipal começou a acabar com os barracões e hoje restam poucos alunos e pequenas escolas nessas condições, uma vez que as famílias se recusaram a mudar os alunos para escolas-pólo, que oferecem infraestrutura adequada. O município disponibilizaria o transporte escolar adequado, mas as famílias não aceitaram alegando justamente a questão do deslocamento.

A gestão compreende que é perfeitamente legítimo que as famílias queiram a escola no próprio povoado e vem trabalhando, arduamente para pôr fim a essas instalações. Sobre a questão, a prefeita Iracema Vale enfatiza: “Faltam 14 meses para o fim do atual mandato e já percebemos que estamos vencendo a luta contra os barracões e até 2016 não existirá nenhuma escola nessas condições em Urbano Santos”.

A situação de precariedade se inverteu na cidade e mais de 81% da população aprova a atual gestão, por testemunhar no dia-a-dia, as melhorias alcançadas. Não é em vão que, no quesito Educação, a gestão conta com 95% de aprovação, revelados em recente pesquisa de opinião pública. (Veja abaixo)

Pesquisa Urbano Santos
Pesquisa Urbano Santos

2 comentários em “Urbano Santos e a luta contra barracões-escola…”

  1. Marcos

    7 anos atrás  

    essa prefeita esta fazendo uma excelente administração emUrbano Santos, só se ouve falar bem da gestão de desse municipio. Parabéns para população e para prefeita!

  2. Ana Claúdia

    7 anos atrás  

    A prefeita Iracema é uma prefeita que tem compêtencia administrativa, uma mulher trabalhadora e dedicada, tem uma equipe muito comprometida com o desenvolvimento do município e com a qualidade de vida da população.É por isso que está fazendo um excelente trabalho e de forma justa, tendo a aprovação do povo,como mostra pesquisa.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>