TJ nega recurso e mantém Totonho Chicote na prefeitura de Pedreiras

Prefeito Totonho Chicote permanece no cargo
Prefeito Totonho Chicote permanece no cargo

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na sessão jurisdicional desta quarta-feira (14) negou recurso do Ministério Público Estadual (MPMA) e manteve decisão para reconduzir ao cargo o prefeito do município de Pedreiras, Francisco Antonio Fernandes da Silva, o Totonho Chicote, que fora afastado liminarmente pelo juízo da 1ª Vara da comarca, em ação civil pública de improbidade administrativa proposta pelo MPMA.

Na ação civil pública, o MPMA sustentou a ocorrência de atos de improbidade administrativa na condução de processos licitatórios durante o exercício de 2013, o que teria culminado em pagamento de cerca de R$ 366 mil a empresas contratadas.

A defesa do gestor rebateu que os argumentos da decisão que o afastou – de garantia do restauro da probidade administrativa, acautelamento do patrimônio público e do entendimento de que sua permanência no cargo importaria em continuidade dos atos ilegais -, alegando que o afastamento submeteria o prefeito a um pré-julgamento e aplicação de pena sumária e sem previsão legal, não tendo assegurado seu direito ao contraditório e à ampla defesa.

O relator, desembargador Jamil Gedeon, acatou os argumentos da defesa por entender que o Ministério Público não demonstrou os prejuízos que a permanência do prefeito no cargo poderia causar à instrução processual, ou ainda que o mesmo continuaria a praticar atos de improbidade administrativa, requisitos legais necessários para legitimar a medida excepcional de afastamento.

Segundo ele, o afastamento cautelar do agente público é medida excepcional, legitimada apenas quando demonstrado um comportamento que importe em efetiva ameaça à instrução. “A decisão agravada encontra respaldo no entendimento do Superior Tribunal de Justiça”, justificou ao citar precedentes semelhantes do STJ.

As informações são TJMA

1 comentários em “TJ nega recurso e mantém Totonho Chicote na prefeitura de Pedreiras”

  1. 9 anos atrás  

    COM SALÁRIO ATRASADO HÁ QUASE TRÊS MESES, FUNCIONÁRIO CHORA E PEDE AJUDA. EM BACABAL-MA

    “Nós estamos na prefeitura, porque precisamos”. É assim que os servidores da Prefeitura de Bacabal-MA , estão a fazer seu desabafo. Com salário atrasado há quase três meses
    “E o grito é esse MINARD. Precisamos pagar nossa contas, eles não dizem quando vão pagar e ficamos aqui sem saber o que fazer. Estamos pedindo a quem pode nos ajudar, hoje dia 16 de outubro de 2015. Consegui dez reais e comprei um quilo de arroz e um de feijão para mim comer, que situação MINARD”.

    Muitos servidores estão com medo de ser colocado para fora do trabalho, pois somos contratados sou contratado.
    MINARD nunca passei o que estou passando agora.

    Pedimos o seu apoio MINARD,pois você é a nossa voz.

    JONAS de Bacabal-MA.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>