JOGOS DE AZAR: MPF-MA pede suspensão da venda do 'Maracap'

oooO Ministério Público Federal no Maranhão (MP-MA), por meio do 11º Ofício- Cidadania, Consumidor e Ordem Econômica, propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Invest Capitalização S.A, F & M Promoções e Serviços Ltda,, e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que são responsáveis pela realização dos sorteios públicos semanais televisivos denominado Maracap.

Em maio de 2013, o MPF-MA instaurou inquérito civil público para apurar a comercialização do título de capitalização, em virtude de fortes indícios de que a atividade se configura, na realidade, na prática de jogo de azar ilegal. Inicialmente, o Maracap era emitido pela empresa Sul América capitalização S.A (Sulacap) anunciando sorteio de prêmios (carros, motos, casa, dinheiro e etc) com o suposto objetivo de angariar contribuições, com a cessão integral de direito de resgate para a filial da Cuz Vermelha Brasileira no Rio de Janeiro.

Em virtude de decisão da Justiça Federal de Minas Gerais a empresa Sulacap, pela mesma motivação, teve suspensa a comercialização de todos os títulos de capitalização, razão pela qual os sorteios dos prêmios foram suspensos no Maranhão, em novembro de 2014. Todavia, poucos meses após a decisão liminar, o Maracap voltou a ser comercializado em todo território maranhense em maio de 2015.

As propagandas dão destaque sempre as premiações e deixam o consumidor sonhando possuir um daqueles bens, ou, no mínimo, ganhar muito dinheiro em prêmios sem atentar pela legalidade dos sorteios. Tal publicidade termina por comprovar a finalidade única do referido negócio que é, sem dúvida, a prática de loteria, não havendo falar-se em “título de capitalização” pois a única vantagem oferecida ao consumidor é a possibilidade de ganhar prêmios.

Na ação, o MPF-MA requer liminarmente que Invesp e Susep se abstenham de autorizar, expedir, distribuir, intermediar e comercializar o título de capitalização denominado Maracap, bem como de qualquer outro tipo de capitalização de mesma natureza que venha a substituí-lo, sob pena de multa no valor de R$ 500 mil. Caso seja concedida liminar, a Invest e F&M Promoções deverão durante três dias nos mesmos canais de TV, rádio e impresso, que veiculam a realização dos sorteios, informar que estes foram cancelados, em respeito ao direito à informação dos consumidores.

O MPF-MA requer ainda a obrigação da Susep na efetiva fiscalização no Maranhão da comercialização e emissão de títulos de capitalização com nítida caracterização de jogo de azar ilegal, como também em expedir novas circulares sobre procedimentos de fiscalização e autorização desses títulos respeitando a legislação consumerista. Em relação à Invest e F&M promoções o pagamento de indenização por dano moral coletivo de R$ 1 milhão a ser revertido ao Fundo de Defesa dos direitos Difusos.

As informações são da Procuradoria da República no Maranhão

8 comentários em “JOGOS DE AZAR: MPF-MA pede suspensão da venda do 'Maracap'”

    • Flávio

      8 anos atrás  

      Li outras postagens e não há diferença entre os jogos da loteria da cef .Não temos retorno direto ,independente de ser título de capitalização ou não,e já foi comprovado várias vezes irregularidades nas loterias da cef.Imagino cef.Imagino que possa ser outro motivo para eliminar o mara cap “INTERESSES DE REVENDEDORES DE CARROS NOVOS E USADOS”

  1. patrick Ohara Ferreira silva

    9 anos atrás  

    Não acredito em jogo de azar, por que a prima da minha esposa foi sorteada e recebeu o prêmio.

    • Flávio

      8 anos atrás  

      Olá Patrick,todos os jogos são considerados “Jogos de azar”,isso é embasado nas probabilidades de erros “Azar” e os mais difíceis ,acertar “Sorte”,mesmo quando esses jogos são legalizados pelas leis não deixam de *Jogos de azar*.Em 1995 eu ganhei um Fiat uno em um bingo do mesmo critério do Mara Cap,eu acho é que essa suspensão do Mara Cap foi devido à interesses dos empresários de venda de carros novos e usados.

  2. Um carinha ai

    9 anos atrás  

    Então acaba com a mega sena tbm ahsuahsuahasu

  3. Queique

    8 anos atrás  

    Uma hora isso tinha que acontece

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>