Empresário maranhense é conduzido à PF sob suspeita de negociar incentivos fiscais

Operação Zelote entra na terceira etapa
Operação Zelote entra na terceira etapa

Nesta segunda-feira (26), a Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Zelotes, iniciada em março deste ano, para investigar fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

As organizações criminosas que manipulam o trâmite de processos e o resultado de julgamentos no Carf atuam no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Piauí e Maranhão.

Aqui no Estado não houve mandado de busca e apreensão nem prisão preventiva. Seria cumprido apenas um mandado de condução coercitiva contra um forte empresário maranhense em São Luís. Porém não houve necessidade por que o empresário, que não teve o nome revelado, acompanhou os policiais espontaneamente até a Superintendência da PF para prestar declarações e em seguida foi liberado.

De acordo com a PF, o esquema investigado consistia em pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.

Esta nova etapa da operação aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do CARF, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico.

As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e até mesmo corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada.

Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

2 comentários em “Empresário maranhense é conduzido à PF sob suspeita de negociar incentivos fiscais”

  1. lisa

    8 anos atrás  

    Ele é tão forte, que o nome não aparece…….
    No Brasil inteiro foi identificado o nome,
    no Maranhão sempre se preserva………
    É o dinheiro sempre fala mais alto!!!!!!!!

  2. PILANTRAS

    8 anos atrás  

    O empresário é forte por que é da curriola dos Sarneys.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>