A triste realidade das 'CRIANÇAS' de Araioses que se arriscam para estudarem

Passarela Manga desabou e nada foi feito
Passarela Manga desabou e nada foi feito

O Município de Araioses já recebeu somente neste ano (2015) mais de R$ 51 milhões, de acordo com o Portal da Transparência (CGU). Desse total, quase R$ 500 mil deveriam ter sido destinados ao PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar). Entretanto, apesar da volumosa quantia destinada, pelo Governo Federal, ao Transporte Escolar dos alunos araiosenses, a situação das crianças é de extremo risco.

PNATE

Na Ilha Manga, localizada a menos de 3 Km da sede do município de Araioses, todos os dias os alunos têm que fazer malabarismos em cima de uma passarela para chegar à escola sem se sujar de lama. No entanto, recentemente o trapiche que dá acesso à canoa que faz o transporte entre os alunos da Ilha à sede do Município desabou. Além disso, a vegetação tomou conta de boa parte do que restou da passarela. No local há cobras venenosas, pregos enferrujados, pontas de paus, fora um atoleiro imenso que existe ao lado, tornando um risco para quem escorregar e cair. Uma tragédia anunciada pode está na iminência de acontecer.

Já nos Povoados Curva e Américo, os alunos relatam a rotina desgastante de passar horas no meio do nada esperando uma carona, uma vez que o ônibus quebra frequentemente por conta das péssimas condições da estrada. E quando aparece, não é raro as vezes que a carona também quebra ou atola.

A imagem abaixo é um flagrante do dia 29 de setembro deste ano. Logo após o ônibus quebrar no meio da pista, passa uma Toyota Bandeirantes e que dar carona para os estudantes, entretanto, a mesma fica atola ao lado do ônibus, obrigando os alunos a descerem e empurrarem.

Flagrante de descaso no Povoado Curva
Flagrante de descaso no Povoado Curva

Enquanto a integridade dos alunos araiosenses está em iminente risco devido ao descaso da atual administração municipal, a prefeita Valéria Leal e o pai Manim Leal gastam grandes quantias (entre 5 e 8 mil reais) semanalmente com premiações para os competidores dos torneios de futebol dos povoados de Araioses!

Lamentável!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>