Veto de Dilma sobre reajuste gera protesto de servidores do Poder Judiciário no MA

Servidores do Maranhão já estão mobilizados contra o veto presidencial
Servidores do Maranhão já estão mobilizados contra o veto presidencial

Uma notícia nada agradável aos servidores do Poder Judiciário anunciada nesta terça-feira (21), em Brasília, provocou um rebuliço e gerou protesto na manhã desta quarta-feira (22) em grande parte do país, inclusive no Estado do Maranhão.

Logo nas primeiras horas, funcionários da Justiça de São Luís se reuniram em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral para protestarem contra o veto da presidente Dilma Rousseff impedindo o aumento salarial de até 78% para o Judiciário.

A negativa da presidente deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda hoje.

Com as manifestações, os servidores pretendem pressionar Dilma alegando que os salários estão congelados há quase 10 anos, daí o pedido de sanção do PLC 28/2015, que fala sobre a reposição das perdas salariais da categoria.

No fim do mês passado, o Senado aprovou o reajuste a esses servidores, apesar da matéria sofrer rejeição por parte do governo. Ocorre que, segundo o Ministério do Planejamento, o reajuste representaria R$ 25,7 bilhões extras para os cofres públicos nos próximos quatro anos, o que parece inviável.

O eventual veto presidencial ao reajuste ainda terá de ser analisado por deputados e senadores, em sessão conjunta do Congresso Nacional. Caso parlamentares rejeitem o veto de Dilma, o aumento dos servidores do Judiciário será válido.

Servidores estão concentrados na sede do TRE-MA
Servidores estão concentrados na sede do TRE-MA

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>