PF realiza operação 'Xeque Duplo' e 'Duas Caras' e cumpre mandado em Açailândia

Polícia Federal do Tocantins realiza operações contra fraude em Açailândia, no Maranhão
Polícia Federal do Tocantins realiza operações contra fraude em Açailândia, no Maranhão

Policiais Federais do Estado do Tocantins estão desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23) no Maranhão, com a missão de desarticularem uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios de seguro-desemprego.

Ao comando do Delegado Elano, lotado em Araguaína (TO), agentes estiveram em duas guarnições cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de um empresário, ainda não identificado, na Rua Sete de setembro, no Centro da cidade de Açailândia.

Em conversa com o Blog do Minard, o delegado Elano que encontra-se na Regional da PF de Imperatriz disse que “os nomes dos envolvidos nas fraudes ainda não serão revelados.”

Indícios colhidos em inquérito policial na operação denominada “Xeque Duplo” demonstram que os criminosos tinham acesso ao sistema do Ministério do Trabalho e Emprego e faziam um requerimento do benefício usando dados de PIS de trabalhadores reais e fictícios. O prejuízo causado à União pode superar os R$ 10 milhões.

De acordo com a PF, para realizar a fraude os membros da organização criavam perfis de desempregados por meio de dados falsos referentes a empresas laranjas. Os crimes cometidos pelos suspeitos são de organização criminosa, estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas e lavagem de dinheiro.

A PF informou ainda que além da operação “Xeque Duplo”, foi realizada outra, a “Duas Caras”. Esta se refere a fraude praticada por dois integrantes da mesma organização criminosa que agiam com a participação de terceiros e tentavam enganar a própria Justiça. A dupla criava um processo em que contestava um saque do seguro-desemprego. Depois, os dois suspeitos ingressavam com ação por danos morais na Justiça Federal contra a Caixa Econômica Federal.

Nas duas operações foram mobilizados 110 policiais federais para o cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, três mandados de condução coercitiva e 21 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal em Palmas. Além do Maranhão, o grupo de fraudadores também agia no Tocantins e Goiás.

Até a manhã de hoje a PF tinha cumprido 10 mandados de prisão no Tocantins, três em Goiás e três no Maranhão. Além disso, 15 mandados de busca e apreensão no estado tocantinense, quatro em Goiás e dois no Maranhão.

Dentre os presos, dois já possuíam mandado. Um deles, inclusive, já se encontra em um presídio do Tocantins. Ele foi condenado a 21 anos por prisão em flagrante pelo mesmo tipo de golpe. Os policiais vão até o presídio cumprir mais um mandado contra ele. Os nomes ainda não foram divulgados pela Polícia Federal.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>