Quem esteve no último domingo (29) no setor de emergência do Hospital São Domingos, em São Luís, deve perfeitamente entender por que a pergunta do titulo.
Naquela tarde houve um princípio de tumulto no local quando pacientes, irritados com a falta de atendimento, invadiram consultórios do hospital a procura de um médico plantonista e constataram que só havia um ortopedista para atender mais de 80 pessoas. Não havia nenhum clínico geral, o que é inaceitável.
Desde que o caso foi denunciado aqui (releia), o Blog tem recebido reclamações constantes quanto ao atendimento do hospital particular que geralmente não cobra barato pelos seus serviços, nem mesmo a usuários de planos de saúde.
O caos na Saúde do Estado, ao que se vê, não atinge só o setor público, Já que aqueles que pagam caro para serem atendidos a contento num hospital privado, não o são.
Portanto, chega-se a conclusão de que não há diferença entre os Socorrões Municipais de São Luís e o Hospital São Domingos.
Sem ter condições de atender a demanda, que se tornou maior últimos tempos por conta de um surto de virose confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, o São Domingos deveria rever a escala dos médicos de plantão.
A direção do hospital poderia ao menos se posicionar diante das reclamações que devem persistir no próximo fim de semana , quando a emergência estiver lotada e o número de profissionais não for suficiente para atender à todos.
Reveja o vídeo onde pacientes revoltados entram nos consultórios em busca de atendimento e não encontram um médico.