Aumento de passagens será alvo do MP e Procon. Mas por que?

Hoje as passagens de ônibus em São Luís estão mais caras
Hoje as passagens de ônibus em São Luís estão mais caras

O reajuste das tarifas do transporte coletivo de São Luís já está tendo diversas reações. Tanto o Ministério Público, por meio da midiática Lítia Cavalcante, quanto o Procon comandada pelo não menos midiático, Duarte Júnior, querem explicações sobre o aumento. Querem saber os motivos, as planilhas que levaram a Prefeitura de São Luís aceitar que as passagens fossem reajustadas.

O que tanto o MP esquece quanto o Procon – que claro, estão no papel de defesa do consumidor – é que o transporte coletivo é de natureza privada, o que significa que se há aumento de despesas, os valores dos serviços prestados devem também sofrer os devidos reajustes. Isso ocorre em todas as áreas. Aumento o valor da tarifa de energia elétrica, os produtos vendidos pelos supermercados também modificam. Se o combustível aumenta, outros serviços prestados também têm seus valores modificados.

E porque seria diferente com os serviços prestados pelas empresas de ônibus, que geram milhares de empregos em uma cadeia produtiva? O aumento das tarifas são parte de uma realidade necessária já que houve aumento de despesas. Não há como ter serviços de qualidade sem que tenha como bancar.

Só para listar, as empresas de ônibus tiveram que renovar parte da frota, aumentar os salários de cobradores e motoristas e ainda estavam desde o início do ano com reajuste considerados de combustível.

Então, é difícil o MP e o Procon contestar tais reajustes.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>