PE: Barbárie no presídio de Curado

vvvvvDetentos realizaram uma segunda rebelião no Complexo Prisional do Curado, o Antigo Presídio Professor Aníbal Bruno, nesta terça-feira (20). Durante tumulto, outro detento foi assassinado a facadas dentro do presídio. Mario Antônio da Silva, 52, que cumpria pena desde 2006, teve a cabeça cortada por outro reeducandos durante a manhã. Essa foi a terceira morte no local em dois dias. O sargento Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, e o detento Edvaldo Barros da Silva Filho, 34, morreram baleados durante um motim no mesmo presídio. Houve reforço policial e confronto dentro das unidades prisionais. 

Centenas de presos exibiram facas e foices por cima dos pavilhões. Alguns tocaram fogo em roupas e colchões como forma de protesto contra a superlotação nas celas. Vários detentos também atiraram pedras e os policiais revidaram com balas de borracha. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) foi acionado para conter os reeducandos no Presídio Frei Damião de Bozzano, mas precisou recuar devido a concentração dos internos.

No Presídio Marcelo Francisco de Araújo, um grupo segurou uma faixa pedindo paz no complexo e ficou boa parte do tempo fora dos pavilhões. Eles passaram a maioria do tempo nos corredores da unidade como forma de protesto. Parentes de vários detentos permaneceram próximo ao portão, aflitos por notícias dos familiares. A principal preocupação era sobre a possibilidade de homicídios dentro do Complexo do Curado. Uma mulher, que preferiu não se identificar, conseguiu se comunicar com o filho de 19 anos, que está preso. O interno teria informado que a rebelião não iria acabar tão cedo.

A movimentação se acalmou no início da noite, mas vários policiais permaneceram nas guaritas e no lado de fora para observar qualquer sinal de confronto. As faixas de protesto contra a superlotação permaneciam penduradas nas grades. Os presos também demonstraram o descontentamento com o juiz Luiz Rocha, 1ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Vários moradores relataram sons de tiros durante a madrugada desta quarta (21). Imagens feitas por celular mostraram o momento dos disparos dentro das unidades.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>