Caso de incêndio criminoso em Buriti mostra fragilidade em segurança de fóruns

Sala de audiência no Fórum de Buriti, incendiado por inconformados com a decisão do magistrado Jorge Sales
Sala de audiência no Fórum de Buriti, incendiado por inconformados com a decisão do magistrado Jorge Sales

O ato criminoso de incendiar o Fórum de Buriti é uma demonstração clara de que os juízes não estão seguros. Aptos a tomar decisões que nem sempre agradam, os magistrados acabam sendo alvo de ações criminosas como a de ontem.

Um grupo de pessoas – aliadas do ainda deputado Marcos Caldas (PRP) – não contente com a decisão do juiz Jorge Sales de manter o prefeito de Buriti, Rafael Brasil (PRB), no cargo entraram no fórum da cidade e incendiaram a sala de audiência.

Além disso, os exaltados amarraram o magistrado. A intenção era expulsar o juiz do fórum. O ato somente não se consolidou porque homens da Polícia Militar impediram os manifestantes.

Os magistrados também são alvo fáceis dos insatisfeitos que ameaçam a vida do juiz. Outro crime que também assusta os juízes é o de roubo de armas nos fóruns do Maranhão.

Sobre o problema de segurança dos magistrados, o Tribunal de Justiça disse somente que repudia atos como o que ocorreu em Buriti.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire, manifestou sua indignação e inconformismo.

“Não temos outra atitude senão manifestar indignação e inconformismo ante as brutalidades praticadas contra a instituição judiciária e aquele legítimo representante (o juiz)”, declarou a presidente do TJ.

 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>